Alda Marco Antonio e o Dia da Mulher: ‘Oportunidade para avançar’

Em artigo, a coordenadora nacional do PSD Mulher escreve sobre a luta para ampliar a participação feminina nas atividades políticas e propõe uma pauta para a campanha eleitoral deste ano.

07/03/2016

Alda Marco Antonio, coordenadora nacional do PSD Mulher, ex-vice-prefeita de São Paulo e ex-secretária do Trabalho e do Menor do Governo de SP

aldaO PSD Mulher nasceu junto com o Partido Social Democrático, há pouco mais de quatro anos, mas já tem importantes conquistas a comemorar neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Estamos presentes em 26 Estados, temos cerca de 60 prefeitas em todo o País, além 60 vice-prefeitas e 650 vereadoras. Mais do que isso, temos também razões para comemorar e agradecer a perseverança e a disposição mostradas por nossas companheiras de todos os recantos do Brasil.

Há ainda um longo caminho a percorrer. Nós, mulheres, ainda estamos muito longe de ocupar o verdadeiro espaço que nos cabe na tomada de decisões políticas e econômicas. Só para se ter uma ideia, mesmo no PSD, que nasceu com o propósito de também defender a causa feminina, a participação das mulheres nos cargos eletivos ainda é bastante inferior à dos homens.

Entre os prefeitos do partido, somos pouco mais de 10% (60 num total de pouco mais de 500). O mesmo ocorre no caso dos vice-prefeitos (60 mulheres para um total de 427) e dos vereadores (650 num universo de 4.680). É pouco, muito pouco, mas estamos trabalhando para mudar esse quadro.

Este ano, quando o PSD estará participando de sua terceira campanha eleitoral, a segunda no âmbito municipal, teremos uma oportunidade histórica para trabalhar com esse objetivo. No contato com os eleitores, podemos – e devemos – levar adiante a bandeira da causa das mulheres, destacando sempre a importância de se ampliar a participação feminina nos debates políticos.

Além disso, temos também o dever de defender a causa municipalista, à qual nosso partido tem importante contribuição a dar. Sabemos o quanto é importante criar condições para que as cidades atendam às necessidades da população, hoje tão carente de serviços públicos de qualidade. As dificuldades hoje enfrentadas pelas Prefeituras precisam ser encaradas de frente, com transparência e competência, e nosso partido tem plenas condições para fazer isso.

Para tanto, além do empenho das militantes do PSD Mulher, temos excelentes ferramentas disponibilizadas pelo Espaço Democrático, a fundação do PSD para estudos e formação política. São mais de 30 publicações, disponíveis em papel e no site do Espaço Democrático, que mostram os resultados dos debates e seminários que a fundação promoveu ao longo dos últimos anos, buscando soluções para os problemas que afligem a nação brasileira. Incluem textos sobre a questão das cotas para mulheres nos parlamentos; sobre como as Parcerias Público-Privadas (PPPs) podem ajudar as Prefeituras; um livro sobre análises, ideias e soluções para os municípios (Em Busca da Melhor Cidade) e diversos outros, que estão à disposição de nossos filiados e militantes.

Com esses subsídios, poderemos levar as propostas do PSD às campanhas de todo o País, mostrando que temos condições de contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento econômico e social dos municípios, elevando a qualidade de vida das pessoas e tornando o Brasil mais justo, com oportunidades para todos.

Dessa forma, estaremos cumprindo nossa missão como cidadãs e destacando o papel das mulheres na atividade política. Com uma atuação firme e propositiva, vamos mostrar a todos os cidadãos que as mulheres não podem continuar sendo agentes secundários.

Neste Dia Internacional da Mulher, portanto, além de comemorar os avanços e agradecer o empenho de todas as companheiras do PSD Mulher, quero convidá-las a refletir sobre como podemos levar adiante a nossa bandeira. Temos uma grande oportunidade para isso neste ano de eleições. Com perseverança, nossa causa avançará.

• Parabéns Alda por sua persistência e guarra para defender as mulheres Brasileiras.
    Tenha certeza que sua conduta com o trabalho é exemplo para as Novas Gerações.

Forte abraço.

Tiago Rodrigues