Santa Catarina

Prefeitura de Florianópolis ganha autorização da União para fazer gestão da orla

Prefeito Cesar Souza Junior (PSD) também conseguiu assumir em definitivo a área do Aterro da Baía Sul, onde funcionou um camelódromo, que será recuperada.

22/06/2016

FacebookWhatsAppTwitter

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD) reuniu-se na manhã desta quarta-feira (22), em Brasília, com o secretário do Patrimônio da União, Guilherme Estrada Rodrigues, e assegurou para o município duas importantes conquistas. A primeira foi a cessão em definitivo do Aterro da Baía Sul, que deve ser liberado em cerca de duas semanas; a segunda, a transferência da gestão de toda a sua orla marítima, com mais de 40 praias.

Cesar Souza Junior explicou que a gestão do Aterro da Baía Sul é uma demanda que o município buscava há algum tempo. A ideia é revitalizar a área onde funcionava o antigo camelódromo e também o Direto do Campo, fazer o cercamento, iluminar, pavimentar e usar parte da área para estacionamento, com gestão da Comcap.

Em algum momento, disse o prefeito, buscar parte do projeto original de Burle Marx, que desenhou todo o aterro. A revitalização completa, segundo ele, será muito difícil de completar ainda este ano, por causa da falta de recursos, mas esta parte inicial será concluída em breve.

Outra notícia importante para a cidade alcançada neste encontro no SPU foi a garantia do secretário Estrada Rodrigues, da transferência para Florianópolis da gestão de toda a sua orla marítima pelo prazo de dez anos. A cidade seria a segunda do País com esta gestão, uma vez que o Rio de Janeiro já tem esta garantia por causa dos Jogos Olímpicos.

Significa que a cidade vai avançar em acessibilidade, infraestrutura, pequenos eventos de praia e outros maiores como Réveillon, por exemplo. O município poderá cobrar por estas liberações e investir em melhorias em seus equipamentos de praia. “Hoje, é difícil depender de um órgão federal para liberações de licenças e ações que dependem apenas da municipalidade. Autorizar uma mesa a mais, uma atividade esportiva, condições do dia a dia. E esperamos estas aplicações já para o próximo verão”, finalizou o prefeito.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter