ORÇAMENTO

Acordo garante recursos para aposentados e bolsas

Deputado Domingos Neto (PSD-CE) comemora aprovação em comissão de crédito suplementar para o governo. “Garantimos o pagamento de aposentados, pensionistas e benefícios sociais”

11/06/2019

Edição: Scriptum

O deputado federal Domingos Neto (PSD-CE), relator-geral da Proposta Orçamentária Anual, comemorou nesta terça-feira (11) a aprovação, pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), do crédito suplementar que autoriza operações de R$ 248,9 bilhões em créditos orçamentários para o Governo Federal honrar pagamentos. Em reunião na manhã de terça, governo, oposição e partidos de centro fizeram um acordo para garantir a aprovação da matéria e posterior votação em plenário.

“Assim, conseguimos garantir o pagamento de aposentados, pensionistas e também os benefícios sociais que as pessoas tanto precisam”, explicou Domingos Neto.

Com o acordo, ficaram garantidos, também, recursos para o Programa Minha Casa, Minha Vida, transposição do Rio São Francisco, para as universidades e institutos federais, bolsas científicas e combate à pobreza do Nordeste. “É um momento histórico porque estamos construindo diálogo para garantir o que é mais importante: os pagamentos sociais para os que mais precisam”, disse o parlamentar do PSD cearense.

A votação só foi possível depois de acordo dos líderes partidários na CMO com o governo, que se comprometeu a rever parte do contingenciamento de despesas determinado em março e que alcançou quase R$ 35 bilhões. Com o acordo, o governo retomará repasses de R$ 1 bilhão para o Programa Minha Casa, Minha Vida; de R$ 330 milhões para bolsas de pesquisa científica; e de R$ 550 milhões para obras da transposição do rio São Francisco. As universidades e os institutos federais terão R$ 1 bilhão liberados e não correrão risco de ter as atividades básicas suspensas neste ano.