COOPERAÇÃO

Acordo internacional cria centro de pesquisas climáticas

O ministro Gilberto Kassab assinou, com representantes de Portugal e de outros cinco países, acordo para criação do AIR Center, que realizará pesquisas sobre clima, energia, espaço e Oceano Atlântico

21/11/2017

FacebookWhatsAppTwitter

Para Kassab, a união de esforços para a criação do Centro Internacional de Pesquisa do Atlântico (AIR Center) pode deixar um legado para a humanidade

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou nesta segunda-feira (20) de um evento histórico, quando representantes de sete países assinaram a Declaração de Florianópolis para Implementação do Centro Internacional de Pesquisas Atlânticas (AIR Center). O documento é um avanço na cooperação para criar uma organização multilateral nos Açores voltada a pesquisar mudanças climáticas, sistemas de energia, ciências espaciais e de dados no Oceano Atlântico. A declaração tem 23 signatários, incluindo 11 associações de pesquisa e 4 delegados da indústria.

Kassab destacou a importância do entendimento entre os países. “O projeto nasce com muita energia e vibração. Estamos caminhando para um agrupamento que tende a ser extremamente representativo e respeitado. O que tem sido aqui discutido reflete uma convergência de vários pontos que nos permitem nessa declaração ter bastante harmonia”, disse.

Para Kassab, a união de esforços para a criação do Centro Internacional de Pesquisa do Atlântico (AIR Center) pode deixar um legado para a humanidade. “Para que tenhamos no médio e longo prazo um planeta melhor, precisamos investir em pesquisa, em especial nos oceanos. Seja para que possamos tirar melhor proveito possível daquilo que eles podem nos oferecer ou no desenvolvimento das pesquisas oceânicas ainda incipientes. Poderemos avançar sensivelmente na coleta de bons resultados na medida em que tivermos essa unidade de esforços, que terá uma importante contribuição e um legado para a humanidade”, disse o ministro.

Já o ministro de Ciência, Tecnologia e Educação Superior de Portugal, Manuel Heitor, afirmou que o entendimento é uma nova etapa em um processo que começou há 15 meses com a Declaração de Belém e acrescentou que o projeto está aberto a novas adesões. “Muitos participantes aqui devem assinar o documento mais adiante. Nós registramos interesse em participar por parte da África do Sul e de São Tomé e Príncipe. Queremos dar passos concretos, e o projeto é aberto aos interessados”, afirmou.

Além de Brasil e Portugal, assinaram o memorando Angola, Cabo Verde, Espanha, Nigéria, Uruguai e a Região Autônoma dos Açores. A próxima reunião de alto nível sobre o AIR Center está marcada para maio do ano que vem, em Cabo Verde. Os signatários do memorando de entendimento se dispuseram a formar e indicar representantes para um comitê diretor, onde serão tratados temas como a governança do centro e fontes de financiamento.

Empregos

Para o ministro português Manuel Heitor, o AIR Center é uma ferramenta para criação e compartilhamento de conhecimento. O país lidera os esforços para criação do Air Center. “Precisamos criar novos empregos ao redor do mundo. A única solução de alcançar isso é cada canto do mundo entender melhor a forma que produzimos e compartilhamos o conhecimento. Esse é um grande desafio que nós não podemos fazer sozinhos”, ressaltou.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter