DEBATE

Aporofobia é o tema do Encontro Democrático desta quinta-feira

Conceito criado para caracterizar a reação aos movimentos migratórios será discutido em palestra de Marcelo Branco, promovida pelo Espaço Democrático

07/11/2018

FacebookWhatsAppTwitter

Marcelo Branco será o palestrante desta quinta-feira.

 

Edição: Scriptum

 

A reação aos movimentos migratórios, seja nos países da Europa, nos Estados Unidos ou mesmo no Brasil trouxe ao debate um conceito relativamente novo por aqui: o da aporofobia. Cunhado pela filósofa espanhola Adela Cortina, professora de ética da Universidade de Valência, o termo apareceu pela primeira vez no ano passado, quando ela lançou o livro Aporofobia: el rechazo al pobre (em tradução livre, Aporofobia: aversão ao pobre).

A repulsa aos pobres tipificada por Adele será o tema da próxima edição da série Encontros Democráticos, promovida pelo Espaço Democrático, a fundação do PSD para estudos e formação política. O evento será realizado nesta quinta-feira (8), às 16h. Quem vai falar sobre o tema é o administrador de empresas Marcelo Branco, que passou a se interessar pelo assunto com o crescimento do fluxo migratório de venezuelanos em direção a Roraima e o rechaço da população local. O encontro será transmitido on-line pela página da fundação no Facebook.

Além de administrador de empresas, Marcelo Branco é mestre em engenharia pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). Foi secretário municipal de Transportes da Prefeitura de São Paulo na gestão de Gilberto Kassab e dirigiu também a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo) e a SPTrans (São Paulo Transportes)

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter