CÂMARA

Aprovado projeto que premia ações pela saúde mental

Proposta do deputado federal Fábio Trad (PSD-MS) cria o Prêmio “Nise da Silveira” de boas práticas e inclusão em saúde mental para agraciar personalidades de destaque na área

27/02/2019

FacebookWhatsAppTwitter

Proposta de Fabio Trad vai agraciar, todos os anos, cinco personalidades que se destacarem na área.

 

Edição: Scriptum

 

Com o objetivo de incentivar boas práticas na prevenção e tratamento de distúrbios mentais foi aprovado pelo plenário da Câmara, nesta terça-feira (26), proposta do deputado Fábio Trad (PSD-MS) que permite criar o Prêmio “Nise da Silveira” que vai agraciar, todos os anos, cinco personalidades que se destacarem na área.

O prêmio contemplará iniciativas em cinco categorias: prevenção ao suicídio, promoção da saúde e qualidade de vida em saúde mental; iniciativas em arte, cultura e convivência em saúde mental; iniciativas de cooperativa social, economia solidária e geração de renda em saúde mental; iniciativas de redução de danos causados por álcool, crack e outras drogas; e iniciativas de inclusão social para pessoas em situação de rua.

“Quero agradecer a todas as lideranças partidárias da casa, assim como os colegas parlamentares que, por unanimidade, chancelaram esse reconhecimento histórico à médica psiquiátrica Nise da Silveira. A instituição desse prêmio certamente incentivará a ciência e fará o reconhecimento aos cérebros privilegiados do país, pesquisadores e cientistas para que sejam estabelecidos projetos e planos de boas práticas de saúde mental”, disse o deputado Fábio Trad. O projeto segue agora para o Senado Federal.

Nise da Silveira

O prêmio homenageia Nise da Silveira, uma médica psiquiatra brasileira que desde sua formação manifestou-se de forma radicalmente contrária aos procedimentos que julgava serem agressivos para tratamento de pacientes da área de saúde mental.

Nascida em 1905, é reconhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil. Já em sua época, Nise condenava o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, lobotomia e outros tratamentos.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter