Alerta

Baleia Azul será debatido em audiência na Câmara

Por iniciativa do deputado Sandro Alex (PSD-PR), o jogo que induz jovens ao suicídio e que vem se espalhando pelas redes sociais será tema de audiência pública na Câmara dos Deputados

25/04/2017

FacebookWhatsAppTwitter

 

O deputado Sandro Alex (PSD-PR)

 

O jogo Baleia Azul, que vem se disseminando pelas redes sociais e causando preocupação a pais de adolescentes, será examinado em audiência pública na Câmara dos Deputados. Representantes do Facebook, empresa dona do Whatsapp, e da Polícia Federal esclarecerão aos parlamentares o que está sendo feito para conter avanço do jogo nas redes sociais. A audiência foi requerida pelo deputado Sandro Alex (PSD-PR) e aprovada na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

O jogo instiga os participantes, a maioria adolescentes, a realizar 50 desafios, que são propostos por estranhos e que devem ser cumpridos. O convite é feito em grupos fechados do Whatsapp e Facebook. Há desde tarefas simples e outras mórbidas, como cortar os lábios ou mutilar o braço desenhando uma baleia com uma navalha. O último desafio é o suicídio.

“A sociedade está alarmada com os casos de mutilação e suicídio por causa do jogo. Somente essa semana, no Paraná, há cinco casos sendo investigados. São milhões de pais que estão preocupados. Queremos saber o que o Facebook está fazendo para deter essas páginas com esses conteúdos criminosos. A Polícia Federal está investigando? Quem são os brasileiros responsáveis por isso?”, questiona o parlamentar.

O jogo tem preocupado famílias e autoridades e se espalha pelo país. A polícia dos Estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba e Rio de Janeiro já investigam casos de suicídios atribuídos ao Baleia Azul. O debate será agendado para a data mais breve possível.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter