PREVIDÊNCIA

Bancada do PSD considera positivo diálogo com Paulo Guedes

Parlamentares discutiram a proposta de reforma com o ministro da Economia e aprovaram a aproximação entre Executivo e Parlamento, como vinha sendo cobrado

17/04/2019

Bancada do PSD se reuniu com o ministro da Fazenda, Paulo Guedes.

Edição: Scriptum

A reunião de deputados do PSD com o ministro da Economia, Paulo Guedes, realizada na terça-feira (16) para tratar da reforma da Previdência, foi considerada positiva pelo líder da bancada, André de Paula (PSD-PE). “Guedes explicou cada indagação que lhe foi feita. Isso é muito positivo e mostra uma aproximação do Executivo com o Parlamento, fato que vinha sendo bastante cobrado pelo Congresso Nacional”, disse.

O encontro teve a participação de Guilherme Afif Domingos, assessor especial do ministro Guedes e presidente do Espaço Democrático – a fundação do PSD para estudos e formação política. Também participaram da reunião os deputados do PSD Alexandre Serfiotis (RJ), Antonio Brito (BA), Júnior Ferrari (PA), Flordelis (RJ), Otto Alencar Filho (BA), Reinhold Stephanes Junior (PR), Marco Bertaiolli (SP), Ricardo Guidi (SC), Joaquim Passarinho (PA) e Paulo Magalhães (BA), Fábio Trad (MS), José Nunes (BA) e Francisco Júnior (GO).

Fabio Trad, que é o líder do partido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), explicou a jornalistas que o PSD não fechou questão sobre seu apoio à reforma da Previdência, por não ser tradição da legenda fechar questão nesses casos. Porém, afirmou, “a impressão é de que 99% da bancada votará pela reforma”.

Trad disse ainda que, na reunião, Guedes defendeu a aprovação da proposta integralmente, o que inclui as mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural. Ele informou que alguns deputados federais estão abrindo mão de se manifestar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para dar celeridade ao processo. Ele explicou ainda que a reunião desta terça da bancada do PSD com o ministro Guedes foi pedida pelo próprio partido.

Por sua vez, José Nunes (BA) ressaltou que há pontos positivos na reforma, mas que é preciso ter um olhar atento aos mais pobres e trabalhadores rurais. “A questão do BPC e da aposentadoria rural deve ser revista. O Nordeste sofre muito com essa possível mudança. É preciso flexibilidade por parte do governo para atender os anseios da população mais carente deste país.”

Francisco Júnior (GO) ressaltou que apesar de mexer com a vida de todos os brasileiros, a reforma é necessária. “Estamos discutindo as melhores alternativas e a intenção é, de forma coerente e sensata, criar condições para que ela seja aprovada.”