SANEAMENTO

Bauru (SP) ganha primeira setorização de redes de abastecimento de água

Projeto beneficiará cerca de 24 mil moradores do município administrado pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD), com redução de vazamentos e diminuição das interrupções no serviço

18/05/2018

FacebookWhatsAppTwitter

 

Edição: Scriptum

 

O Departamento de Água e Esgoto de Bauru (DAE) concluiu nesta terça-feira (15), na região do Jardim Bela Vista, a interligação de redes de abastecimento de água no primeiro setor contemplado pelo projeto da autarquia. Inédita na história do DAE, que completa 56 anos em dezembro, a setorização beneficiará cerca de 24 mil moradores de 18 bairros do município, administrado pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD), e visa diminuir o índice de perdas na distribuição de água.

O projeto integra o Plano Diretor de Água (PDA) e contemplará cinco setores. Com a entrada em operação do primeiro setor, a água deixará de ser bombeada para o reservatório elevado, o que possibilitará uma redução de, aproximadamente, 20% no consumo de energia na unidade Bela Vista. Ao final da implantação nos setores, esse índice chegará a 80%.

Outra vantagem é a redução na pressão da água na tubulação, o que possibilitará a diminuição dos vazamentos. Ao todo, serão quatro quilômetros de tubulação, além de registros, interligações e outros equipamentos. O custo estimado no PDA com a contratação de serviços é de cerca de R$ 2 milhões, mas, com a utilização de mão de obra da autarquia, o valor caiu pela metade.

Nesta terça-feira, os técnicos do Departamento trabalharam na Rua Vitória, entre os quarteirões 5 e 12, realizando as interligações dos ramais secundários à rede mestre, recém-implantada, com 800 metros de tubulações e diâmetros de quatro e seis polegadas. Durante os trabalhos, o trânsito ficou interditado nesse trecho e o fornecimento de água foi suspenso.

“Quando houver necessidade de se fazer uma manutenção de rede, será desligada a água apenas daquele setor e não no bairro inteiro, como ocorre hoje”, ressaltou o presidente do DAE Eric Fabris.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter