SAÚDE

Belivaldo leva a Sergipe tecnologia para combater o câncer

O governador de Sergipe quer ampliar serviços de prevenção à doença e está discutindo parceria com o Hospital do Amor, de Barretos, principal referência da área na América Latina

12/02/2019

FacebookWhatsAppTwitter

O governador Belivaldo Chagas: Aracaju já conta com uma carreta que auxilia os pacientes no trabalho de prevenção do câncer.

 

Edição: Scriptum

 

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), vem atuando para implantar em seu Estado um sistema de prevenção de câncer baseado na experiência do Hospital do Amor, de Barretos (SP), a principal referência no tratamento da doença em toda a América Latina.

Belivaldo esteve em Barretos no início do mês, para visitar as instalações do Hospital do Amor. Nas redes sociais, o governador explicou que teve a “oportunidade de visitar uma fábrica de carretas que faz parte do grupo que administra o Hospital do Amor e produz as carretas que eles enviam para o Brasil inteiro. Fui ver como elas funcionam e quais os melhores equipamentos para servir a população. O conhecimento é fundamental para tomar as melhores decisões”, afirmou o governador.

A capital do Estado, Aracaju, já conta com uma carreta – com a tecnologia e equipamentos do Hospital do Amor – que auxilia os pacientes no trabalho de prevenção do câncer. Está em discussão agora a compra por parte do governo do Estado. Belivaldo explicou que já está sendo feita uma análise jurídica sobre os detalhes contratuais, porém também encaminhará uma análise técnica, que será realizada com o auxílio de físicos e engenheiros do Hospital de Barretos, bem como da equipe técnica do Hospital Universitário de Sergipe.

Para isso, o governo irá protocolar uma solicitação para que o acesso à estrutura seja liberado. Na ocasião, o governador autorizou que a Secretaria de Saúde prepare licitação para aquisição de uma carreta no modelo utilizado em Barretos. Com a finalização do processo da carreta que já está em Aracaju e a nova, serão dois veículos à disposição da população. “Se a carreta que já está em Sergipe de fato atender ao seu propósito, teremos então duas carretas em funcionamento”, frisou Belivaldo, informando que o presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, estará em Sergipe, em março, para visitar unidades de Saúde e discutir parcerias com a rede estadual. “Teremos a honra de receber em Sergipe, já no próximo mês, o presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, para nos auxiliar no aprimoramento de nossos serviços”.

Com a finalização do processo da carreta que já está em Aracaju e a nova, serão dois veículos à disposição da população.

 

O governo sergipano, por meio do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), acolhe e trata centenas de pacientes. Em 2018, foram 159 pessoas tratadas com 18.528 sessões de quimioterapia. Já na radioterapia, foram 720 pacientes tratados na Unidade, 17.851 sessões, o que resultou em mais de 80% de alta (587 pacientes). O Centro de Oncologia do Huse realizou 33.157 consultas ambulatoriais, uma média de 2.763 atendimentos mensais.

Além disso, o Huse passou por grandes avanços em 2018, tanto no contexto de melhorias estruturais, como na assistência prestada ao paciente na unidade a exemplo da entrega da nova Unidade de Radioterapia com o segundo aparelho de Acelerador Linear, duplicando a capacidade de atendimento dos pacientes.

O governo também tem investido em parcerias para o tratamento oncológico com a ampliação de contrato para prestação de serviços aos pacientes do SUS. A Clinradi, um dos parceiros, disponibiliza exames de ressonância e tomografia, com e sem contraste e sedação, assim como, pela primeira vez, o exame de PET Scan, para os serviços de oncologia.

O Hospital de Amor é uma instituição de saúde filantrópica e é a maior instituição oncológica do País, contando com unidades espalhadas pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A ida do governador Belivado Chagas ao Hospital do Amor teve como principal objetivo estabelecer parcerias com a Fundação Pio XII, mantenedora do hospital, para fortalecer a assistência prestada no tratamento oncológico ofertado pela rede de Saúde em Sergipe.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter