SERGIPE

Belivaldo reafirma compromisso com gestão de diálogo

"Não farei nada sem antes discutir com a sociedade", disse em sua posse o governador do PSD

02/01/2019

O governador Belivaldo Chagas: “Não vou governar sozinho. A sociedade cobra por mudanças”

Edição: Scriptum

Belivaldo Chagas (PSD) tomou posse no cargo de governador de Sergipe no início da tarde desta terça-feira (1) reafirmando o seu compromisso de fazer uma gestão aberta e de muito diálogo. “Não farei nada sem antes discutir com a sociedade, com os deputados, vereadores. Não vou governar sozinho. A sociedade cobra por mudanças”, afirmou. A solenidade, realizada na Assembleia Legislativa, no Centro de Aracaju, teve a presença autoridades e familiares. Eliane Aquino (PT) foi empossada como vice-governadora.

Reeleito com mais de 64% dos votos válidos no segundo turno, em seu discurso Belivaldo se emocionou e disse que vai corresponder às expectativas dos sergipanos que o elegeram. “Faço uma única promessa ao povo sergipano: Não terei tolerância com o favorecimento, o descuido, a irresponsabilidade ou com ilicitudes de qualquer natureza. O maior patrimônio da minha vida é a credibilidade, a honra que preservo do meu nome”, afirmou.

Ele também falou sobre a importância da parceria na chapa com Eliane Aquino e lembrou do governador Marcelo Déda, que morreu em dezembro de 2013 e era casado com a vice-governadora.

“À Eliane o destino reservou o papel de colher aqueles sorrisos dos sergipanos que Marcelo Déda, na sua corajosa e espiritualizada aproximação com a inevitável passagem, dizia que eram a suprema motivação para o seu sacrifício: os rostos felizes dos sergipanos com o resultado dos projetos pelos quais lutava. Juntos, eu e Eliane iremos buscar aqueles sorrisos que Déda sabia não iria vê-los, mas que eram a inspiração e a força guiando os seus últimos passos”, declarou emocionado.

A solenidade foi comandada pelo presidente da Casa, o deputado Luciano Bispo (MDB). “O senhor terá desta casa toda a ajuda para fazer governabilidade no Estado de Sergipe. Sei que o senhor é o melhor para comandar o Estado. Fique certo que estaremos nesta casa para votar naquilo que o senhor tem de melhor para Sergipe. Muita força”, enfatizou o presidente da Alese.

Belivaldo disse que desde abril do ano passo, quando assumiu o governo (com a saída de Jackson Barreto, que disputou as eleições para o senado), vem se inteirando dos problemas do Estado. “De lá pra cá nós temos trabalhado no sentido de buscar conhecer cada vez mais de perto principalmente a questão financeira, já que temos um conhecimento dos demais aspectos de um modo geral”. Belivaldo afirmou ainda que 2019 será um ano “extremamente difícil” para Sergipe e que a prioridade dele é equilibrar as contas do Estado. Segundo o governador, Sergipe tem um déficit de cerca de R$ 400 milhões. “No primeiro momento, apresentamos uma parte da reforma administrativa, onde reduzimos o número de secretarias e de cargos de comissão. No segundo momento nós vamos fazer uma reforma administrativa na administração indireta revendo a posição e situação das empresas, também revendo todos os contratos para que a gente busque economia. Mas o principal problema do Estado hoje é a previdência”, explicou.

Belivaldo Chagas Silva tem 58 anos e nasceu no município de Simão Dias, a 100km de Aracaju no dia 19 de abril de 1960. Ele foi deputado estadual por quatro legislaturas e ocupou o cargo de secretário da Casa Civil secretário de Estado da Articulação com os Municípios, coordenador Geral do Projeto Nordeste, diretor-presidente da Segrase e secretário de Estado de Educação.

Em 2007, foi eleito para o primeiro mandato como vice-governador do Estado, junto com o governador Marcelo Déda, cargo que ocupou até 2010. Já em 2014, foi eleito vice-governador de Sergipe pela segunda vez, tendo Jackson Barreto como governador para o exercício até 2018.

No dia 7 de abril de 2018, tomou posse como governador de Sergipe, após Jackson Barreto (MDB) deixar o cargo para concorrer ao Senado.