COMUNICAÇÕES

Brasil e Luxemburgo discutem parceria na área espacial

Ministro Gilberto Kassab conversou com embaixador do país europeu sobre cooperação na operação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas

13/07/2018

FacebookWhatsAppTwitter

 

Durante o encontro, Brasil e Luxemburgo assinaram um memorando de entendimento na área espacial.

 

Edição: Scriptum

 

Em reunião com o representante de Luxemburgo no Brasil, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, avaliou na quarta-feira (11) formas de estreitar a cooperação entre as duas nações no campo das atividades espaciais.

Durante o encontro, que também teve a participação de representantes da Telebras e da Agência Espacial Brasileira (AEB), foi decidido que, nos próximos meses, Brasil e Luxemburgo devem oficializar a parceria por meio da assinatura de um memorando de entendimento na área espacial. Segundo o embaixador luxemburguês no Brasil, Carlo Krieger, esta é a principal área de cooperação as duas nações.

As negociações tiveram início em abril deste ano, com vistas à potencial parceria na área espacial e de telecomunicações, em especial por intermédio da empresa SES Global, que, em janeiro último lançou o satélite SES-14 em posição orbital brasileira, com autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na ocasião, foi manifestado o interesse do Brasil na cooperação e que a participação de Luxemburgo em uma parceria para a operação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) seria bem-vinda.

O SGDC é o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Foi mencionado ainda que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) almeja trabalhar num novo modelo de parceria internacional para o desenvolvimento de estratégias de médio prazo, o que se configura como uma oportunidade de cooperação.

 

O ministro Gilberto Kassab com representantes do Reino Unido

 

Pesquisa farmacêutica

Esta semana o ministro Gilberto Kassab também se reuniu com o embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, e diretores da indústria biofarmacêutica AstraZeneca. No encontro, foram firmadas duas parcerias para investimentos em pesquisa e desenvolvimento. A parceria entre o CNPq e a AstraZeneca prevê o desenvolvimento de um programa de bolsas para cientistas brasileiros em centros de pesquisa da companhia do Reino Unido por um período de dois anos. O segundo projeto é um compromisso de colaboração com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, educação e tecnologia.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter