DEBATE

Câmara analisa esta semana projetos de Rômulo Gouveia

Propostas do deputado do PSD da Paraíba, que faleceu em maio, assegura novos direitos a pessoas com deficiência visual e estende os feriados municipais e estaduais à administração federal

03/07/2018

FacebookWhatsAppTwitter

 

O ex-deputado Romulo Gouveia

 

Edição: Scriptum

 

Dois projetos do deputado federal Rômulo Gouveia (PSD-PB), que faleceu em maio passado vítima de uma parada cardíaca, serão examinados esta semana pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Um deles assegura às pessoas com deficiência visual o direito de receber cartões de crédito e de movimentação de contas bancárias com as informações em braile – que são os caracteres de identificação para quem não tem a visão. A proposta se baseia no Código de Defesa do Consumidor, que enumera, entre os direitos básicos do cidadão, o direito a informações adequadas e claras sobre os diferentes produtos e serviços prestados. “Com as informações expressas em linguagem tátil, os deficientes visuais serão capazes de identificar seus diferentes cartões e de utilizá-los de forma mais segura e independente, sem ajuda de terceiros”, defendeu Rômulo.

Outro projeto trata de estender os feriados municipais, estaduais ou distritais à administração pública federal nas localidades em que ocorrer. Sabe-se que, quando há feriados locais, os órgãos públicos federais ora funcionam, ora não, nas cidades ou nas Unidades da Federação. “Isso dificulta a disseminação da informação e a clareza, para o cidadão, sobre a prestação ou não de serviços”, justificou Rômulo.

A bancada do PSD fez um esforço concentrado para que os projetos de autoria de Rômulo tramitassem com celeridade na Casa. O deputado paraibano era conhecido por ser autor de projetos que impactam diretamente no cotidiano do cidadão. Os dois projetos de lei citados acima, se aprovados na CCJC, seguem para análise do Senado.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter