Debate

Câmara debate potencial da economia colaborativa

Thiago Peixoto (PSD-GO) presidiu audiência pública sobre desafios dos negócios relacionados ao compartilhamento de bens e serviços por meio da internet, que podem movimentar 0,5% do PIB até 2020

27/10/2017

O deputado Thiago Peixoto presidiu a mesa da audiência pública realizada pela Comissão Especial sobre o tema

Entre as discussões sobre a elaboração de um marco legal para a economia colaborativa, a proteção dos dados pessoais é um dos itens que precisa de maior atenção, segundo o deputado Thiago Peixoto (PSD-GO). Ele presidiu a mesa da audiência pública realizada pela Comissão Especial sobre o tema e alertou que “o Congresso Nacional tem sido reativo a tudo que toca à economia digital e colaborativa. Talvez tenhamos que ter uma postura mais ativa nesse aspecto”.

O debate realizado na última quarta-feira (25) reuniu o diretor do InternetLab, Francisco Brito Cruz; o representante do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, Carlos Affonso Souza; e o presidente-executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBL), Claudio Leite Gastal.

Gastal avaliou que a economia colaborativa pode movimentar cerca de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro até 2020. “É muito recurso disponível, desde que o País tenha uma estratégia de transformação digital da economia nacional. Não podemos perder essa oportunidade para o desenvolvimento sustentável.”

Brito Cruz disse que as normas sobre “a proteção de dados pessoais devem avançar em concomitância com as regras para o fomento da economia colaborativa”. Para Carlos Affonso Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, o marco legal do segmento deve trabalhar com princípios e “não suspender, restringir ou proibir aplicativos ou empresas que atuem como intermediários entre os que querem utilizar certos serviços e os que os oferecem”.