CULTURA

Câmara faz homenagem à comunidade de imigrantes japoneses

O deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) destacou, em solenidade que marcou os 110 anos da chegada do navio Kasato Maru, a contribuição dos japoneses para o desenvolvimento brasileiro

26/06/2018

FacebookWhatsAppTwitter

O deputado Walter Ihoshi

 

Edição: Scriptum

 

País que abriga o maior número de imigrantes japoneses em todo o mundo, o Brasil está comemorando este mês os 110 anos da chegada do primeiro grupo de trabalhadores que vieram do Japão para os cafezais do interior de São Paulo. Eles chegaram a bordo do navio Kasato Maru, que aportou em Santos em 18 de junho de 1908.

Para homenagear os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, uma sessão solene no plenário da Câmara reuniu as gerações isseis, nisseis, sanseis e yonseis. Ao discursar, o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) destacou que a solenidade também marca a gratidão dos descendentes japoneses ao Brasil. “É uma história de luta dos nossos pioneiros que vieram para ajudar a construir o país. Essa sessão solene registra um ato de gratidão aos imigrantes e também ao país que recebeu japoneses, como o meu pai, que chegou na década de 50”.

O presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste (Feanbra), Hermínio Hideo Suguino, destacou que a cultura japonesa está cada vez mais comum entre os brasileiros. “No 7º festival do Japão que aconteceu em maio deste ano, as associações nipo-brasileiras foram homenageadas e nosso público está cada vez maior a cada ano”

Também esteve presente o embaixador do Japão, Akira Yamada, que destacou a amizade entre os dois países. “Eu sinto orgulho por termos ajudado no desenvolvimento do Brasil e estarmos ainda hoje atuando em diversas áreas do país. Historicamente os dois países atuam juntos em parceria na área naval, agropecuária, indústria, além de ciência e tecnologia. As relações entre os dois países vêm evoluindo.”

A solenidade foi solicitada pela deputada Keiko Ota (PSB-SP) e apoiada pelos parlamentares nipo-brasileiros.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter