Educação

Campo Grande facilita o acesso à tecnologia digital

Capital do Mato Grosso do Sul, administrada por Marquinhos Trad (PSD), lança projeto que tem por objetivo promover a capacitação e democratização do acesso à informação

17/08/2017

O prefeito Marquinhos Trad lança o Programa Fomenta Digital, que cria um canal de integração entre as instituições públicas e a comunidade

Com equipamentos doados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), lançou nesta quinta-feira (17) o Programa Fomenta Digital, que cria um canal de integração entre as instituições públicas e a comunidade, garantindo o acesso gratuito às tecnologias da informação.

O programa utiliza 21 kits Telecentros/BR doados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para promover capacitação e democratização do acesso à informação. “A administração pública está oportunizando este conhecimento técnico para a população de diversos bairros regiões da Capital”, comemorou o prefeito Marquinhos Trad.

A prefeitura também aguarda um chamamento público do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que pode melhorar ainda mais o projeto. “Se nossa Capital for selecionada disponibilizará monitores, responsáveis por gerenciar o acesso aos computadores e equipamentos em geral, tornando o espaço do Fomenta Digital preparado para a promoção de atividades que contribuirão com o desenvolvimento local e servir aos alunos”, explicou Luiz Fernando Buainain.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Cophavilla II, Maria Bernadete de Carvalho, agradeceu a presença do prefeito e dos secretários no evento e disse que a parceria com o poder público é fundamental para a população. “Também trabalhamos na inclusão digital da terceira idade. Muitas pessoas com mais de 60 anos querem manter contato com seus familiares e estas correspondências feitas no Telecentro com a ajuda dos jovens. Nosso Telecentro também atende os estudantes nas pesquisas escolares”, explicou.

O diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, Paulo Cardoso, destaca a importância da inclusão digital para a população de todas as idades e disse que não medirá esforços para a viabilização do Programa Fomenta Digital. “Em poucos meses o Luiz Fernando na Sedesc está fazendo a diferença e lançando este programa que tem nosso apoio e do prefeito Marquinhos Trad. O bairro Coophavilla II está bem representado pela associação de moradores e vamos dar condições de trabalho com a capacitação para que a comunidade possa fazer cursos de longa distância”, disse Paulo Cardoso.