CIDADES

Campo Grande investe para melhorar a iluminação pública

A gestão do prefeito Marquinhos Trad (PSD) destrava processos e garante investimentos e contratos para tornar mais iluminadas e seguras as ruas da capital do Mato Grosso do Sul

08/05/2018

FacebookWhatsAppTwitter

 

A meta é que, ao final de 2019, 53% das lâmpadas da rede de iluminação da cidade sejam de LED.

 

Edição: Scriptum

 

A Prefeitura de Campo Grande (MS), comandada por Marquinhos Trad (PSD), está investindo para melhorar a iluminação da capital do Mato Grosso do Sul, tornando a cidade mais segura e confortável para seus moradores. Na segunda-feira (7) foi publicado no Diário Oficial do município o aviso de licitação para o pregão eletrônico programado para o próximo dia 18, destinado ao registro de preços para aquisição de 55 mil lâmpadas de LED, que substituirão as fluorescentes.

Além disso, a Prefeitura planeja assinar os novos contratos com a Construtora JLC Ltda e Construtora B & Ltda, empresas que ganharam a concorrência para fazer a manutenção da iluminação pública. A partir da assinatura da ordem de serviço, o número de equipes vai passar de 9 para 21, com capacidade para instalar 8 mil lâmpadas por mês nas sete regiões urbanas da cidade. Desde setembro, quando terminaram os contratos de cinco regiões urbanas, o trabalho ficou prejudicado.

Para a compra das lâmpadas de LED está previsto investimento de R$ 41,6 milhões, tomando como base o preço de referência. A meta é que ao final de 2019, 53% das lâmpadas da rede de iluminação da cidade sejam de LED, proporcionando uma economia média de 30%, levando em conta o consumo de energia e maior durabilidade em relação as fluorescentes. Atualmente, só 7,40% dos 140 mil postes tem lâmpadas desse tipo, cobertura que vai dobrar, quando forem instaladas as lâmpadas adquiridas em 2016.

A atual gestão encontrou 16.126 lâmpadas estocadas no pátio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Elas foram adquiridas em 2016, mas só em outubro do ano passado a Prefeitura recebeu autorização do Tribunal de Contas para instalação.

O TCE havia determinado a paralisação do contrato de R$ 20 milhões para compra de 20.367 lâmpadas. Deste contrato, já foram instaladas 5.500 lâmpadas, atendendo corredores de ônibus, vias como a Ernesto Geisel e Fernando Correa da Costa. Restam ainda 10 mil lâmpadas, das quais 600 vão melhorar a iluminação pública das avenidas Mato Grosso e Afonso Pena.

Novos contratos

A concorrência para fazer a manutenção da iluminação pública atraiu 10 empresas, o que reduziu em 29,07% o valor de referência, de R$ 15,6 milhões para R$ 11,1 milhões, projetando uma economia de R$ 4,56 milhões ao longo dos 12 meses de vigência dos contratos. O certame, iniciado em setembro do ano passado, sofreu interrupção para adequações exigidas pelo Tribunal de Contas no edital e retardamento provocados por recursos judiciais dos participantes. O resultado foi divulgado dia 13 março, mas novos recursos (no âmbito administrativo) retardaram a conclusão do processo por mais dois meses.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter