COMUNICAÇÕES

Centro de Operações de satélite será inaugurado no Rio

O ministro Gilberto Kassab entrega na segunda-feira (19) centro que controlará operações do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégica, que vai ampliar acesso à internet em todo o País

14/11/2018

FacebookWhatsAppTwitter

Centro de Operações Espaciais do Rio atuará junto com o Centro de Brasília para operar e receber dados do satélite

 

Edição: Scriptum

 

Na segunda-feira (19), no Rio de Janeiro, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, vai inaugurar o Centro de Operações Especiais Secundário (Cope-S), que atuará como backup da operação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégica (SGDC). Representantes do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e da Telebras estarão presentes à cerimônia.

Instalado na Estação de Rádio da Marinha, o Centro de Operações Espaciais do Rio de Janeiro atuará em coordenação com o Centro de Operações Espaciais de Brasília, baseado na ALA 1. Se houver alguma falha na operação do SGDC pela unidade do Distrito Federal, o Cope do Rio ficará encarregado de operar e receber dados do satélite. As instalações ocuparão mais de sete mil metros quadrados da área da Marinha, na Ilha do Governador.

De acordo com o ministro Kassab, “o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas é instrumento fundamental de cidadania e soberania para o país. Permite banda larga em todo o território nacional e o emprego nas comunicações militares. O SGDC carrega em seu próprio nome o papel estratégico para nosso país, e a entrega desse Centro de Operações, de alta tecnologia, é passo importante para a plena operação do satélite”.

No próximo dia 27 de novembro será inaugurado o Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P), que foi concebido numa área de 15 mil metros quadrados na organização da Força Aérea em Brasília para lembrar o formato de um satélite e já conta com a antena principal posicionada em local definitivo. A estrutura contempla um “bunker” para acomodação da área de data center com resistência contra choques balísticos, situações de ataque ou imprevistos da natureza. É uma obra de extrema importância para o projeto SGDC.

A obra foi orçada em R$ 163 milhões, considerando a construção, fornecimento, instalação de equipamentos e as duplas abordagens elétricas e ópticas.

A área do Centro Integrado de Gerência de Rede (CIGR), que controla todo o gerenciamento de rede da Telebras, que hoje conta com 24 posições, com a inauguração desse Centro dobrará de tamanho no novo bloco operacional.

Há ainda cinco gateways, que são estações que fazem a interconexão entre o satélite e os clientes. São estações do segmento terrestre do SGDC, assim como os Centros de Operações Espaciais (COPEs), que ficam em Brasília e no Rio de Janeiro. Sem as gateways, se torna impossível o atendimento aos clientes, pois as estações são imprescindíveis para estabelecer conectividade em banda larga, levando, assim, a internet até os lugares de difícil acesso. Elas estão instaladas em Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis (SC), Campo Grande (MS) e Salvador (BA).

O sistema do SGDC conta também com oito Estações CMS – Carrier Monitoring System (Sistema de Monitoramento de Tráfego, em português), espalhadas por locais estratégicos do território nacional, que estão concluídas e com equipamentos instalados. Elas servem para realizar a telemetria do SGDC.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter