Ranking

Cidades administradas pelo PSD estão entre as mais transparentes

No Estado de São Paulo, Ipaussu, Mococa (foto), Tietê, Indiana, Ribeirão Preto e Santa Isabel se destacam no ranking do Ministério Público Federal, que avaliou 5.567 municípios do País.

20/06/2016

FacebookWhatsAppTwitter
mococa vista

Com nota 9,2, Mococa ficou os 35 melhores do estado de SP no ranking.

 

Seis cidades administradas pelo PSD no Estado de São Paulo obtiveram excelente desempenho na qualidade das informações disponíveis em seus sites de transparência, segundo dados divulgados pelo Ministério Público Federal (MPF). O índice criado pelo MPF mede o grau de transparência pública em Estados e municípios brasileiros quanto ao cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação, que garante ao cidadão acesso a qualquer informação produzida ou custodiada pelos órgãos e entidades da Administração Pública.

Foram avaliados os portais de 5.567 municípios do País, e os municípios paulistas Ipaussu (9,40), Mococa (9,20), Tietê (9,20), Indiana (9,10), Ribeirão Preto (9,0) e Santa Isabel (9,0), todos eles com prefeitos pessedistas, ficaram entre os 35 melhores do Estado no ranking.

Para chegar à nota de cada cidade, que varia de 0 a 10, o Ministério Público Federal elaborou 16 questões com pesos diferenciados – valorizando, por exemplo, a publicação de salários de servidores na internet e a íntegra dos contratos celebrados. Também foram levados em conta fatores como receitas e despesas, ferramenta de pesquisa de conteúdo, editais de licitação, dentre outros.

A nota de Mococa (9,2), que ficou em 22° no ranking, foi comemorada pela prefeita Maria Edna (PSD). “O ranking da transparência divulgado pelo MPF é demonstração que os esforços coletivos da nossa equipe de trabalho estão surtindo efeitos e estamos implantando uma nova cultura administrativa na Prefeitura de Mococa, alicerçada nos pilares da ética, responsabilidade e eficiência. Vencendo os desafios, estamos construindo uma cidade melhor a cada dia e recuperando a credibilidade e o respeito no cenário estadual e nacional”, destacou a prefeita.

Transparência

De acordo com o MPF, o nível de transparência de Estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do Ministério Público Federal em todo o país. O Índice Nacional de Transparência subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente. Todas as informações podem ser consultadas no portal de Combate à Corrupção do MPF.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter