Comércio

Colombo destaca integração com a Argentina

Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), participa de encontro entre líderes dos Estados do Sul do país e representantes da Argentina. Meta é promover ações públicas em comum

03/04/2017

FacebookWhatsAppTwitter

Colombo se reuniu com representantes estaduais de Brasil e Argentina

 

Para aprofundar a cooperação entre representantes do Brasil e da Argentina, representantes estaduais dos dois países se reuniram no fim da semana passada, em Porto Alegre. Ao longo do dia, foram debatidas propostas como a da criação de um Centro de Promoção Comercial e Investimentos Argentina/Brasil na capital gaúcha.

Além do governador Raimundo Colombo, participaram do encontro o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. O Governo do Paraná foi representado pelo secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Cyllêneo Pereira Pessoa Júnior, e pelo secretário-executivo do Codesul, Antônio Carlos Pauli Bettega.

Colombo destacou a importância de uma aproximação ainda maior entre os dois países para ampliar negócios. “Essa união é fundamental, no sentido de ficarmos mais fortes e termos melhores resultados. Queremos promover mais parcerias entre nossos mercados e também somarmos força para ampliar nossas exportações para destinos em comum, como a Ásia e os Estados Unidos”, afirmou.

Anfitrião do encontro, o governador Sartori lembrou dos 30 anos da criação do Mercosul como exemplo histórico de integração e ressaltou que os atuais desafios da economia mundial reforçam a necessidade do trabalho em conjunto para promover os países latino-americanos.

Do lado argentino, participaram representantes como os governadores das províncias de Misiones, Hugo Passalacqua, e de Chaco, Oscar Domingo Peppo; e os representantes das províncias de Corrientes e ministro de Estado, Eduardo Alejandro Viscy, e de Tucuman e secretário de Relações Internacionais, Jorge Neme; além do embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños.

O encontro foi o primeiro passo para colocar em prática o plano bilateral acordado pelos presidentes Michel Temer e Maurício Macri, em fevereiro deste ano, durante visita oficial do argentino a Brasília. O ministro Eliseu Padilha ressaltou que a Argentina é o principal parceiro internacional do Brasil e afirmou que os dois governos trabalham em um plano bilateral prevendo medidas nas áreas comerciais, na promoção da segurança pública, na busca pela construção de uma regulamentação em comum e em ações sanitárias.

O evento desta sexta contou, ainda com o painel “História e Perspectivas das relações bilaterais Brasil e Argentina”, trazendo um balanço dos 30 anos do processo de integração entre os dois países, debatendo o cenário para buscar consolidar a integração e ampliar as relações de cooperação. Os painelistas foram o embaixador brasileiro José Botafogo, escolhido para o cargo de Embaixador Especial para Assuntos do Mercosul no ano 2000; e o professor argentino e mestre em Relações Econômicas Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires, Jorge Lucángeli.

Ao final do encontro, foi divulgado o documento batizado Carta de Porto Alegre, elaborada pelos governadores em reunião no Palácio Piratini durante a tarde desta sexta. Entre as medidas propostas, os governadores sugerem que o Brasil e a Argentina promovam a criação de empresas, inclusive cooperativas, binacionais, orientadas à integração de cadeias de valor dos setores produtivos de ambos os países, com ênfase na agroindústria.

Outra proposta é de criação de um Centro de Promoção Comercial e Investimentos Argentina/Brasil na cidade de Porto Alegre. Para isso, propõem reforçar as estruturas dos governos federais presentes no Rio Grande do Sul, a fim de que esse centro seja um verdadeiro espaço de promoção comercial e investimentos, colaborando, deste modo, a impulsar, ainda mais, a integração e o intercâmbio técnico, científico e cultural, bem como a facilitação dos negócios na região, especialmente para as pequenas e médias empresas.

No documento, apontam ainda que a realização da próxima reunião de Governadores Brasil Sul e Argentina será em uma província do país vizinho, ainda a ser definida.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter