CÂMARA

Comissão aprova benefícios para produtores rurais

Proposta do deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO) isenta de IPI veículos utilitários nacionais adquiridos por pessoas físicas dedicadas à produção rural e favorece aumento da produtividade no setor

18/05/2018

FacebookWhatsAppTwitter

O deputado Irajá Abreu

Edição: Scriptum

 

Projeto de lei do deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO), que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os veículos utilitários nacionais, com peso bruto de até 3,5 toneladas, adquiridos por produtor rural, foi aprovado na quarta-feira (16) pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Apensada ao Projeto de Lei 8353/17, a proposta de Irajá altera a Lei 8.989/95, a mesma que concede a isenção de IPI para taxistas e pessoas com deficiência.

O texto recebeu parecer favorável do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que apresentou um substitutivo. Goergen destacou a importância da proposta. “Os utilitários são equipamentos indispensáveis para a produção agropecuária, cuja disponibilidade e boas condições de uso melhoram a produtividade e a segurança dos usuários”, disse.

O projeto original concede a isenção do IPI para veículos adquiridos por produtores rurais, inclusive utilitários. O substitutivo limita a isenção para caminhonetes e estabelece que o benefício só poderá ser utilizado uma vez, salvo se o veículo tiver sido adquirido há mais de dois anos.

Para ter acesso ao benefício, o substitutivo considera produtor rural a pessoa física que realize agricultura, pecuária, aquicultura, pesca, extrativismo vegetal ou silvicultura há mais de cinco anos, em pelo menos um módulo fiscal de área (que varia por município) e com pelo menos um empregado registrado. Também será considerado produtor a pessoa física enquadrada como agricultor familiar ou empreendedor familiar rural.

O PL 8353/17 tramita de forma conclusiva e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter