ECONOMIA

Comissão vai apurar causas do endividamento agrícola

Câmara instalou nesta terça colegiado que vai analisar o tema. O deputado Evandro Roman (PSD-PR), escolhido para relator-geral, diz que incentivos não têm sido suficientes para desafogar o setor

22/02/2018

FacebookWhatsAppTwitter

Segundo deputado Evandro Roman, do PSD do Paraná, os incentivos do governo não tem sido suficientes para desafogar o setor

 

Edição: Scriptum

 

O deputado federal Evandro Roman, do PSD do Paraná, foi escolhido nesta terça-feira (20) para a função de relator-geral da comissão externa criada pela Câmara dos Deputados para investigar as causas do endividamento agrícola. O colegiado fez sua primeira reunião nesta terça e definiu um plano de trabalho. Roman pretende apresentar um texto com recomendações até o fim deste semestre. Segundo ele, os incentivos do governo não têm sido suficientes para desafogar o setor. “O agricultor está sempre em busca de dinheiro para ampliar sua propriedade. Assim, fica refém das altas taxas de juros”, comentou.

Os parlamentares colocaram entre as prioridades do colegiado fazer um diagnóstico do tamanho da dívida dos agricultores e analisar propostas que controlam a importação de produtos.

Entre os textos citados, estão dois projetos de lei. Um deles (PL 3487/12), pronto para votação em Plenário, proíbe a comercialização de produtos agrícolas importados que não tenham passado por análise de resíduos químicos de agrotóxicos. O outro (PL 2353/11), que aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), proíbe órgãos públicos de comprar leite importado, a não ser que o produto nacional não esteja disponível. O objetivo das duas propostas é aumentar o consumo dos produtos agrícolas brasileiros.

A outra prioridade – diagnosticar o endividamento agrícola – depende de informações a serem passadas pelos órgãos relacionados ao setor. Os integrantes da comissão também aprovaram um requerimento para a realização de seminários no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Tocantins, Santa Catarina, Minas Gerais, no Piauí e no Espírito Santo.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter