Convenção nacional do PSD confirma apoio à reeleição de Dilma

Apoio foi aprovado por 94,73% dos 114 convencionais que votaram.

25/06/2014

Convenção do PSD lotou auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

O Partido Social Democrático (PSD) fará parte da coligação de partidos que apoiará a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT) nas eleições deste ano. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (25), em convenção nacional realizada em Brasília. O apoio à reeleição de Dilma foi aprovado por 94,73% de 114 votos.

Veja aqui imagens da convenção.

No final da convenção, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, leu um texto intitulado Manifesto à Nação (leia aqui a íntegra), no qual destaca os pontos de convergência entre as diretrizes do PSD e a gestão da presidenta Dilma. A presidente chegou ao evento logo após a divulgação do resultado, acompanhada do vice-presidente Michel Temer e dos ministros Aloizio Mercadante, da Casa Civil, e Ricardo Berzoini, das Relações Institucionais.

Veja a seguir a leitura do Manifesto à Nação:

Presidenta Dilma ao lado de Kassab e do vice Michel Temer

O Manifesto começa destacando que “o Partido Social Democrático é um defensor intransigente da paz e alinha-se com a Presidenta Dilma Rousseff numa batalha eleitoral construtiva, que exponha projetos, discuta problemas e faça o País avançar”. Ao longo do texto são lembrados alguns princípios do partido, que nortearam a decisão do apoio a Dilma, como o combate à burocracia que gera corrupção, o estímulo aos investimentos e o apoio aos brasileiros que “aspiram vencer na vida à custa do seu talento, dos seus méritos e do seu trabalho”. Kassab foi aplaudido de pé pelas pessoas presentes ao auditório quando terminou de ler o Manifesto.

A presidenta Dilma agradeceu ao apoio do partido. “O PSD é uma das novidades mais promissoras da política brasileira, um partido que busca ampliar consensos, produzir entendimentos e buscar novas soluções enquanto muitos querem acirrar ânimos”. Ela enfatizou principalmente o fato de o PSD ser “um partido que coloca a discussão de programas e projetos”.

Dilma: "Kassab e o PSD vão exercer um papel muito virtuoso no cenário nacional nos próximos anos”.

Dilma elogiou as lideranças do PSD e em especial o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. “É um homem que defende suas posições, um homem de palavra, que cumpre compromissos. Isso é algo inegociável na política, especialmente para quem exerce cargos públicos”, disse. “Acredito que Kassab e o PSD vão exercer um papel muito virtuoso no cenário nacional nos próximos anos”.

O vice-presidente Michel Temer notou que a convenção do PSD “reuniu a nata da representação popular no Congresso”. Ele elogiou o que considera a sabedoria política do partido ao avaliar os resultados do governo Dilma e apoiar a busca de um segundo mandato para ela.

Confirmação – A convenção desta quarta-feira confirmou o resultado de uma consulta feita no ano passado. Em novembro de 2013, depois de alguns meses de trabalho, a Executiva Nacional do PSD anunciou que a legenda apoiaria a presidenta Dilma Rousseff com base em pronunciamentos favoráveis de 90% dos 27 diretórios estaduais da sigla ouvidos.

Afif: "Vamos colher juntos os resultados"

As principais lideranças do PSD participaram da convenção nacional desta quarta-feira.  O ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, destacou que o resultado da convenção mostra que o PSD tem caráter e desmente todos que previam o abandono da candidatura Dilma. “Estamos semeando avanços importantes e vamos colher juntos os resultados”, disse. Afif lembrou também a identidade de propósitos com a presidente Dilma na defesa dos microempreendedores no Brasil. Disse que ela deu a oportunidade de criar e desenvolver propostas para o ministério voltado aos micro batalhadores do Brasil.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, pré-candidato à reeleição em seu Estado, com o apoio do partido da presidenta, lembrou que Dilma tem sido uma importante parceira em grandes projetos que vem sendo desenvolvidos no Estado. O mesmo tom foi usado pela prefeita de Ribeirão Preto (SP), Darcy Vera, que falou em nome dos quase 500 prefeitos do partido no País. Ela destacou a intensa colaboração com o governo federal nos últimos anos, com grandes benefícios à sua cidade.

A coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, destacou a importância da participação feminina na política e enfatizou como Dilma Rousseff simboliza isto. “A presidenta Dilma orgulha a todas nós pela sua história de vida, postura e o seu governo”, disse. E prometeu: “As mulheres do PSD vão lutar para ajudar a reconduzi-la ao cargo”.

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, que é pré-candidato ao Governo do Estado, disse que o apoio à candidatura de Dilma era natural porque, em sua opinião, “ela está fazendo um bom governo e deve continuar na presidência”. Para Faria, “a coligação com o PSD é boa para o Brasil e vai ajudar o país a continuar se desenvolvendo”.

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, coordenador nacional do PSD Movimentos, enfatizou a decisão coerente e democrática do partido. “Participei pessoalmente das consultas em todo o Brasil e a conclusão desse processo confirma o acerto do caminho adotado pelo PSD”, disse. Para ele, o índice de desemprego baixo como hoje é muito importante para os trabalhadores. “O trabalho desse governo precisa continuar”.

O deputado federal Guilherme Campos (SP) chamou a atenção para o fato de a convenção marcar algo que, segundo ele, “está um pouco em desuso na nossa sociedade: o cumprimento de compromissos”. Campos lembrou que o PSD foi o primeiro partido a apoiar Dilma, “antes mesmo de seu próprio partido”, e ninguém acreditava que iria manter o apoio. “Agora fica claro em definitivo a nossa disposição”.

Kassab: expectativa de atingir bancada de 50 deputados

Expectativa e Meirelles – Em conversa com jornalistas, Gilberto Kassab comentou que a expectativa do PSD para as eleições deste ano é eleger uma bancada de 50 deputados federais, reforçando a presença do partido no Congresso Nacional.

Ele confirmou também que o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o procurou nesta terça-feira (24) para colocar seu nome à disposição do partido para concorrer ao cargo de governador do Estado de São Paulo. A decisão sobre a indicação do candidato do partido será tomada na convenção estadual, marcada para o próximo dia 30. Kassab defende candidatura própria para o PSD em São Paulo.