Prêmio

Correios é finalista em premiação de práticas sustentáveis

Veículo Elétrico de Calçadão, desenvolvido para circular em áreas proibidas para automóveis, atende aos objetivos de sustentabilidade da ONU. Guilherme Campos comemora: “engajamento na prática”

18/08/2017

FacebookWhatsAppTwitter

 

Veículo foi projetado para rodar onde há restrição de circulação de automóveis

 

O Veículo Elétrico de Calçadão (VEC), meio de transporte elétrico de pequeno porte desenvolvido pelos Correios para rodar em Curitiba (PR), onde há restrição de circulação de automóveis em determinadas áreas da cidade, foi selecionado como finalista do Prêmio Sesi ODS 2017, que visa reconhecer as organizações públicas e privadas que trabalham em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para o presidente da empresa pública, Guilherme Campos, “ser selecionado como finalista do prêmio é mais um reconhecimento que os Correios recebem por sua preocupação em realizar um trabalho de qualidade, minimizando o impacto dessas atividades ao meio ambiente. Nosso engajamento não é só no discurso, mas também na prática”, destacou.

“Nosso engajamento não é só no discurso, mas também na prática”, disse Guilherme Campos, presidente dos Correios.

Os VECs – que concorrem na categoria Poder Público – são de fácil manejo, não poluentes e alcançam velocidades de até 5 quilômetros/hora. Eles contam com um sistema elétrico de movimentação e o conjunto de baterias é recarregado durante a noite, quando estão fora de operação. Os comandos de aceleração, freio, reversão e direção são feitos com apenas uma das mãos pelos carteiros.

Dados dos Correios apontam que a ação contribuiu para que a empresa atingisse, neste ano, a meta estabelecida pelo Programa Global de Redução de Emissão de Carbono no Setor Postal para 2025. O acordo, coordenado pela International Post Corporation (IPC), propõe que os operadores postais reduzam as emissões em 20% até 2025 – com base no ano de 2013. Considerando a quantidade de gás carbônico emitida em 2016, os Correios do Brasil apresentaram redução de 24,4% na comparação com o ano base.

Além da redução na emissão de gases causadores do efeito estufa, o uso dos VECs reduziu o número de rotas de entrega – eram 11 e agora são nove. Com o aumento da produtividade, a empresa regularizou o horário de coleta e entrega, obtendo ganhos em satisfação dos clientes e no reconhecimento das práticas sustentáveis utilizadas.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter