Senado

Corte de recursos para áreas prioritárias preocupa

Para o senador Otto Alencar (PSD-BA) é contra o contingenciamento de verbas para pesquisas, segurança, saúde, educação e infraestrutura. “Orçamento não pode ser a ficção que é hoje”, diz

03/10/2017

FacebookWhatsAppTwitter

Para Otto Alencar, orçamento é uma “peça de ficção que desautoriza o Congresso”

 

O senador Otto Alencar (PSD-BA), que preside a Comissão Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), é contra a possibilidade de o governo federal contingenciar recursos para pesquisas, segurança pública, saúde, educação e infraestrutura, áreas que ele considera prioritárias para o país. Em entrevista ao programa Salão Nobre, da TV Senado, o senador disse que o orçamento federal deveria ser impositivo, “para não dar condições de corte e não ser a ficção que é hoje, que desautoriza o Congresso”.

Para Otto Alencar, os recursos para a pesquisa precisam ser repassados com fluxo permanente, sem interrupção, para não se colocar em risco anos de estudos que dependem de continuidade.

Ele anunciou que vai pedir ao Tribunal de Contas da União que fiscalize o pagamento de US$ 320 milhões pelo Brasil ao governo da Ucrânia para a reconstrução da Base Espacial de Alcântara, no Piauí. A obra não foi concluída e “os 320 milhões, ninguém sabe para onde foram”, disse o presidente da CCT. Ele também quer ouvir os ex-presidentes da Agência Espacial Brasileira.

Como baiano e ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Otto Alencar disse que o governo federal precisa tomar providências para revitalizar o Rio São Francisco, caso contrário, o rio vai morrer em 2032, segundo previsões de especialistas.

Prova disso, de acordo com o senador, é que as cidades na foz do São Francisco já encontram dificuldades para conseguir água doce, porque a água do mar chega a mais de 12 quilômetros rio adentro. “Há 50 anos, todo governo vê isso e não faz nada”, afirma. Ele alerta que o aumento do desmatamento vai gerar dificuldades no abastecimento de água em todo o país.

O programa Salão Nobre com o senador Otto Alencar vai ao ar na quinta-feira (5), às 20h.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter