Capacitação

PSD Jovem realiza em SP curso para capacitação de lideranças

Evento foi realizado pelo núcleo paulista do PSD Jovem e pela Fundação Espaço Democrático.

25/03/2017

FacebookWhatsAppTwitter

O PSD dá atenção especial à juventude, razão pela qual “conseguimos eleger vereadores, vice-prefeitos e prefeitos em todo o Brasil”, disse o ministro Gilberto Kassab.

 

Mais de 80 pessoas participaram, neste sábado (25), em São Paulo, do Curso de Capacitação para Jovens Lideranças organizado pelo núcleo paulista do PSD Jovem e o Espaço Democrático – a Fundação para Estudos e Formação Política do partido. Durante todo o dia, jovens de todo o Estado de São Paulo ouviram palestras sobre temas variados.

Segundo o coordenador do núcleo paulista do PSD Jovem, Rafael Auad, o evento foi o embrião de um projeto maior, que será implementado em pouco tempo: “Vamos desenvolver uma estrutura de módulos temáticos para o curso”, anunciou. “O nosso objetivo é oferecer capacitação técnica e despertar o interesse pela política nos jovens”.


A primeira palestra do curso foi feita por Andrea Matarazzo, que tem extenso currículo em cargos públicos. Ele contou como o acúmulo de conhecimento e experiências foram moldando, ao longo do tempo, o seu perfil de homem público – Andrea foi presidente da Cesp (estatal da área de energia elétrica) e secretário de Energia durante o governo de Mario Covas em São Paulo, ministro das Comunicações e embaixador do Brasil em Roma no governo de Fernando Henrique Cardoso, subprefeito da Sé e secretário de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo nas gestões de José Serra e Gilberto Kassab e vereador na capital paulista.

Andrea Matarazzo compartilhou suas experiências nas áreas pública e privada

 

Andrea fez um paralelo entre a história pessoal de seu bisavô, Francisco Matarazzo, um dos maiores empresários do País na primeira metade do século 20, e a carreira política. “Ele chegou ao Brasil sem nada, mas tinha o conhecimento e a experiência da atividade que exercia na Europa, por isso teve sucesso; na política também é assim: conhecimento e experiência são fundamentais”. Andrea destacou que o País precisa de lideranças novas com ideias novas. “Mas os jovens precisam se preparar para o Brasil”.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que fez a segunda exposição da manhã, destacou a importância da juventude para a política: “É a razão da existência de qualquer partido”. Ele lembrou que o PSD dá atenção especial à juventude, razão pela qual “conseguimos eleger vereadores, vice-prefeitos e prefeitos em todo o Brasil”.

Kassab disse que só há um caminho para fazer política: os partidos. “Eu me lembro que comecei a fazer política em um grupo da Associação Comercial e no antigo Partido Liberal (PL), quando o Afif (Guilherme Afif, hoje presidente do Sebrae e presidente da Fundação Espaço Democrático) criou um grupo de discussão de temas para jovens no Espaço Liberal”.

Embora aponte que “não se faz democracia sem os partidos políticos”, o ministro indicou um caminho que considera essencial: “Os jovens precisam acreditar nas ideias do partido que escolheram, tem que ter identidade com ele”.

O coordenador do núcleo paulista do PSD Jovem, Rafael Auad: “Vamos desenvolver uma estrutura de módulos temáticos para o curso”

A gestão da imagem na era digital foi tema da primeira exposição da tarde, do comunicador Mário Lewandowski, que tem certificação em comunicação digital pela Hyper Island e em 2011 ganhou os prêmios Marketing Beste e Effie Award. Segundo ele, “a comunicação eficiente requer posicionamento, saber onde você está e onde quer chegar. Mas é fundamental identificar o público-alvo e adequar o seu discurso a ele”. Neste processo é importante, de acordo com Lewandowski, “estabelecer credibilidade”.

O empreendedorismo foi tema de Alessandro Tiepo, da Lean Survey, startup que atua na área de pesquisas, e Lucas Moreira, fundador da CBA Sementes, pioneiro na implantação da tecnologia de aeroponia (técnica de cultivo que consiste em manter as plantas suspensas no ar) no Brasil. Ambos contaram aos participantes um pouco das suas experiências desde a criação até a consolida~ção de suas empresas. Para Alessandro, “o Brasil é uma montanha-russa para o empreendedor, com a diferença de que no final você não sabe se vai sair ileso”. Lucas destacou as dificuldades com a burocracia. “Minha empresa passou mais de 18 meses para obter certificação porque era pioneira em sua área de atuação”.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter