DCI: Aval para pequenos negócios

Secretário Guilherme Afif constatou a necessidade de uma fonte de aval para o segmento em razão de distorções em linhas de crédito de baixo custo oferecidas ao segmento; um deles é o Crescer, programa de microcrédito que já liberou R$ 12,5 bilhões.

20/03/2014

FacebookWhatsAppTwitter

DCI 

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) estuda a criação de um grande fundo de aval para oferecer garantias reais aos empreendedores para a tomada de financiamentos na rede bancária.

Foi constatada a necessidade de uma fonte de aval para o segmento em razão de distorções em linhas de crédito de baixo custo oferecidas ao segmento. Um deles é o Crescer, programa de microcrédito que já liberou R$ 12,5 bilhões.

“A maioria foi para pessoa física utilizar na compra de bens de consumo”, reclama o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. “No Brasil, só se dá prata a quem tem ouro”, afirmou. “O grande problema do crédito no Brasil é que tem muito para bens de consumo, mas o crédito para bens de produção de micro e pequena empresa não tem.”

Afif também detalhou como funciona o modelo: “É um sistema de fundo de aval. Tive uma experiência dessas quando fui presidente do Sebrae e criei o FAMP, um fundo de aval à micro e pequena empresa. Na época, coloquei 25 milhões e disse ‘isso é para perder dinheiro, ou seja: vamos ver se o pequeno é bom pagador’. Vinte anos depois, verifiquei o patrimônio do FAMP: é de 520 milhões. Não foi colocado mais nenhuma quantia, apenas aqueles 25 milhões – portanto houve correção e rendimento mesmo emprestando para o pequeno empresário, pois ele é pontual”.

FacebookWhatsAppTwitter

  1 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter