CÂMARA

Deputado defende ajuste na Reforma da Previdência

Coordenador da bancada do Ceará, Domingos Neto (PSD-CE) acha que mudança será mais equitativa se idade mínima para aposentar atender às características de cada região do País

20/02/2019

FacebookWhatsAppTwitter

 

Domingos Neto: definição de idade mínima para a aposentadoria esbarra numa diferença regional

 

Edição: Scriptum

 

O deputado federal Domingos Neto (PSD-CE), coordenador da bancada do Ceará, já tem uma proposta para tornar mais equitativa a Reforma da Previdência, cujo texto base foi entregue na manhã desta quarta-feira (20) ao Congresso pelo próprio presidente Jair Bolsonaro, acompanhado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e outros integrantes do governo federal.

Segundo explicaram auxiliares do presidente, em linhas gerais a proposta ataca principalmente as desigualdades e os privilégios e altera alíquotas de contribuição para a Previdência, no intuito de preservar sua manutenção.

Domingos Neto, porém, acredita que são necessários ajustes na proposta do governo. Para o parlamentar, a definição de idade mínima para a aposentadoria esbarra numa diferença regional: a expectativa de sobrevida do brasileiro.

Hoje, a expectativa de vida do brasileiro, em média, segundo o IBGE, é de 72,5 anos para homens e 79,4 para mulheres. No Ceará, esse número cai para 69,9 para homens e 77,8 para mulheres.

Esses dados, segundo ele, são ainda mais gritantes quando se considera a sobrevida do brasileiro. No Sudeste, quando completa 65 anos, o brasileiro pode viver em média mais 18,97 anos. No Nordeste e Norte, 17,42 e 16,82.

A intenção de Domingos Neto é apresentar um modelo na regra de transição em que a idade mínima seja vinculada à sobrevida por região definida pelo IBGE. “Sabemos que existem regiões mais carentes, onde as pessoas vivem menos. Se aposentar com 65 anos de idade em um lugar onde a expectativa de vida é de 77 anos tem um impacto diferente se comparado a um lugar em o cidadão morre em média aos 85”, explica o deputado cearense.

Domingos Neto lembra que as desigualdades regionais são pontos que, infelizmente, separam os Estados no plano nacional. Segundo o deputado, é preciso que políticas públicas avancem, levando melhores condições para o povo do Nordeste. Assim, será possível inserir políticas igualitárias. “Enquanto não mudamos a condição regional, é preciso tratar as pessoas com equidade”, explica.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter