Deputado propõe reforço no combate ao mosquito da dengue

Rogério Rosso (PSD-DF) sugere campanhas educativas, especialmente para gestantes, divulgadas pelos meios de comunicação. “A situação é alarmante e a responsabilidade se estende a todos”, disse.

28/04/2016

FacebookWhatsAppTwitter
Deputado Rogério Rosso (DF) – Foto: Cláudio Araújo

Deputado Rogério Rosso (DF) – Foto: Cláudio Araújo

 

Campanhas educativas para orientar a população no combate ao Aedes Aegypti, em especial mulheres em idade fértil e gestantes, deverão ser divulgadas nos meios de comunicação, inclusive em programas radiofônicos. A sugestão é do líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (PSD-DF), e foi incorporada ao relatório final da comissão mista que analisou a Medida Provisória 712/15, que propõe ações de vigilância e combate ao mosquito. O texto foi aprovado nesta quarta-feira (27) e agora será analisado pelos plenários da Câmara e do Senado.

“Além da atuação governamental, é importante que a população esteja esclarecida e realmente envolvida no combate ao mosquito. A situação é alarmante e a responsabilidade de se combater a Dengue, o Chikungunya e o Zika se estende a todos”, defendeu Rosso.

O parlamentar também sugeriu penalidades, conforme a legislação sanitária, para os infratores que reincidirem na manutenção dos focos de reprodução do mosquito. Fora as sanções de natureza civil e penal, o infrator pagará multa que pode variar de R$ 200 à R$ 7.500. “Infelizmente apenas as campanhas educativas são insuficientes para a adesão da população aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Uma forma de ampliar a participação das pessoas nas ações de controle desse vetor seria a aplicação de penalidades”, explicou.

Outra proposta de Rosso trata do incentivo ao desenvolvimento de pesquisas científicas e à incorporação de novas tecnologias de vigilância em saúde. O estímulo se estende também à ampliação e compra de equipamentos para centros especializados em reabilitação.

Para ele, “as crianças com microcefalia, por exemplo, na maioria das vezes necessitarão de acompanhamento específico de uma equipe multiprofissional. Estes serão responsáveis por apontar o tipo de deficiência que a criança irá apresentar e quais medidas deverão ser tomadas para que ela tenha um bom desenvolvimento. Para isso, o Sistema Único de Saúde precisa estar preparado e com atendimento diferenciado, qualificado e permanente”.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter