Câmara

Deputado quer ampliar apoio à pesquisa nas universidades

Edmar Arruda, do PSD-PR, sugere que a possibilidade de criar fundos patrimoniais nas universidades federais seja estendida também às instituições estaduais, como ocorre em países desenvolvidos

10/08/2017

FacebookWhatsAppTwitter

 

 

Recentemente aprovada pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, o projeto de lei que autoriza a criação de fundos patrimoniais para universidades federais poderia ser estendido também às instituições estaduais de ensino superior. Essa é a proposta do deputado federal Edmar Arruda (PSD-PR), segundo quem essa medida já é adotada em países desenvolvidos.

O projeto, que ainda vai ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, prevê benefícios fiscais para as pessoas físicas que fizerem doações às instituições da rede federal. Ex-alunos e empresários, por exemplo, poderão doar valores ou bens a essas universidades. Com base nesse projeto, Edmar Arruda planeja apresentar proposta para que as instituições estaduais também se beneficiem.

O parlamentar cita o exemplo dos Estados Unidos, onde há incentivo para que parte das heranças sejam doadas para universidades. Segundo o deputado, os países desenvolvidos começaram a progredir exatamente quando suas universidades investiram em pesquisa.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter