Éder Mauro critica falta de política pública para jovens

Deputado do PSD do Pará participou de audiência pública realizada pela CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres. Segundo ele, faltam políticas públicas no Brasil.

20/05/2015

FacebookWhatsAppTwitter
Deputado Delegado Éder Mauro (PA) – Foto: Cláudio Araújo

Deputado Delegado Éder Mauro (PA) – Foto: Cláudio Araújo

O deputado Delegado Éder Mauro, do PSD do Pará, voltou a apontar que os três fatores que mais causam mortes de jovens no País são a desagregação da família, a ausência de políticas públicas e o envolvimento com drogas (uso ou tráfico). O parlamentar falou nesta terça-feira (19), durante audiência pública realizada pela CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres.

“Os dois participantes reforçaram o que defendo aqui desde o início da CPI, ou seja, que os jovens não têm oportunidades”, disse. “As políticas de saúde, educação, transportes e moradias não existem para a população pobre. Não há programas que incluam essas pessoas.”

Dados apresentados pelo sociólogo Valter Roberto Silvério endossaram a afirmativa do Delegado Éder Mauro, em relação à renda, acesso à saúde e à educação. Ele lamentou o desperdício da capacidade intelectual desses jovens. “Em 2010, 65,5% dos jovens assassinados possuíam renda inferior a meio salário mínimo. Entre os 15 e 19 anos, negros e pardos somaram 7.437 mortes, enquanto brancos e amarelos, 2.483 homicídios. Estamos perdendo mais do que vidas, perdemos talentos.”

João Jorge Rodrigues, presidente do Olodum, disse que, na história do Brasil, “a cultura de civilização e inclusão é desastrosa”, e que “a mídia estimula a caça aos diferentes”. Ele cobrou dos parlamentares políticas mais democráticas para que aumente o número de jovens negros e pobres dentro de instituições, inclusive no parlamento.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter