Premiação

Educação é ferramenta para o país crescer, diz ministro Kassab

Na entrega do prêmio Anísio Teixeira a pesquisadores do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab diz que a educação é solução para a superação da crise

27/10/2016

FacebookWhatsAppTwitter
Kassab Prêmio Anísio Teixeira

O ministro Kassab: “Para sair de uma crise, o grande instrumento de solução é o investimento em educação”.

 

O investimento em educação é a principal ferramenta para o desenvolvimento do Brasil. A afirmação é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e foi feita nesta quarta-feira (26), em Brasília, durante a entrega do prêmio Anísio Teixeira, concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) a personalidades que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento da pesquisa e a formação de recursos humanos no país.

De acordo com o ministro, “o Brasil vive um momento de transformações importantes. Para sair de uma crise, o grande instrumento de solução é o investimento em educação para que a gente possa fazer com que as pessoas, especialmente os jovens, tenham sua formação melhorada e possam construir o país que essas mudanças podem proporcionar”.

Três representantes de entidades vinculadas ao MCTIC estão entre os premiados: o diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana; o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Guimarães; e o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Luis Val.

O prêmio homenageia o educador baiano Anísio Teixeira, que difundiu o papel transformador da educação e da escola para a construção de uma sociedade moderna, e também marca as comemorações pelo aniversário da Capes, criada em 1951. “Há 65 anos, a Capes contribui de maneira inestimável para termos um país mais justo, mais igual, onde a educação seja cada vez mais valorizada”, afirmou o ministro Kassab.

Também receberam o prêmio o professor Antônio Cardoso do Amaral, da Escola Estadual de Ensino Médio Augustinho Brandão em Cocal dos Alves (PI); a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader; o professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco Malaquias Batista Filho; a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Márcia Cristina Bernardes Barbosa; e o ex-reitor da Universidade Federal do Ceará Roberto Cláudio Frota Bezerra.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter