Vitória

Eleição consolida PSD entre as quatro maiores forças políticas do País

Partido teve mais de 8 milhões de votos para prefeito, elegeu 539 no primeiro turno e vai participar do segundo turno em sete grandes cidades

03/10/2016

Com mais de 8 milhões de votos no primeiro turno, o PSD reforçou sua posição como uma das quatro maiores forças políticas do País, tendo eleito 539 prefeitos e 4.638 vereadores na votação realizada neste domingo (2) em todo o Brasil. Nas capitais estaduais, o partido elegeu em primeiro turno o prefeito de João Pessoa (PB), Luciano Cartaxo, e vai ao segundo turno com seus candidatos em Curitiba (PR), Ney Leprevost, e em Campo Grande (MS), Marquinhos Trad.

Além disso, o PSD também tem candidatos concorrendo no segundo turno em outras cinco grandes cidades: Bauru (SP), Jundiaí (SP), Vila Velha (ES), Joinville (SC) e Blumenau (SC). Também entre as cidades onde o segundo turno era possível (com mais de 200 mil eleitores), o PSD elegeu já na primeira votação o próximo prefeito de Limeira, no interior de São Paulo, onde Mário Botion recebeu 71.827 votos, ou 51,23% do total.

O partido conquistou ainda vitórias em outras cidades nas quais participou de coligações mas não tinha o cabeça de chapa. É o caso, por exemplo, de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, onde o ex-deputado Eleuses Paiva, do PSD, é o vice-prefeito na chapa liderada por Edinho Araújo, que se elegeu no primeiro turno com 52,2% dos votos.

Para o presidente licenciado do PSD, ministro Gilberto Kassab, os números comprovam a consolidação do partido. Ao comentar os resultados, ainda na noite de domingo, o titular do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações afirmou: “Em primeiro lugar, quero agradecer a confiança de cada um dos brasileiros que honrou o PSD com o seu voto e parabenizar todos os candidatos que defenderam as bandeiras do nosso partido”.

De acordo com Kassab, o resultado da votação confirma que o PSD, apesar de ainda jovem, é hoje um dos quatro principais partidos políticos do Brasil. “O resultado das eleições municipais mostra que o PSD se consolidou como uma legenda de centro e isso é fruto do trabalho de todos os filiados e do compromisso dos nossos líderes com a qualidade de vida da população em todas as regiões do Brasil”, avaliou Kassab.

De fato, conforme mostram os levantamentos feitos com dados ainda parciais, o PSD ficou em terceiro lugar entre os partidos com o maior número de prefeitos eleitos neste domingo. Os 539 eleitos, sem contar os sete que ainda concorrerão no segundo turno, representam crescimento de 9% em relação ao resultado de 2012, quando foram eleitos 495 pessedistas.

Na eleição para as Câmaras Municipais, o PSD ficou em quarto lugar entre os partidos que mais elegeram vereadores. Chegou a um total, ainda com bases em dados parciais, de 4.638 eleitos.