PSD JOVEM

Em Santa Catarina, Arão defende renovação na política

Coordenador do núcleo jovem do partido no Estado, Arão Josino se prepara para a sua primeira eleição. “A política brasileira precisa de renovação e o PSD oferece esta oportunidade”, diz

16/03/2018

Arão Josino: “A política brasileira precisa de renovação e o PSD oferece esta oportunidade, é por meio do partido que venho construindo um nome estadual”.

Edição: Scriptum

Arão Josino era uma criança quando teve a experiência que mudaria a sua vida. Aos 13 anos, morando em Blumenau – a terceira maior cidade de Santa Catarina – candidatou-se ao programa Vereador Mirim e foi eleito. Durante 12 meses frequentou a Câmara Municipal da cidade e descobriu não só quais são as regras de funcionamento do poder legislativo, mas principalmente como, por meio da política, é possível melhorar a vida das pessoas.

Hoje, aos 25 anos, depois de várias experiências no poder executivo, Arão sente-se preparado para enfrentar seu primeiro teste nas urnas: é pré-candidato a deputado federal pelo PSD de Santa Catarina representando o núcleo jovem do partido, do qual é presidente no Estado. “O momento é este”, diz ele. “A política brasileira precisa de renovação e o PSD oferece esta oportunidade, é por meio do partido que venho construindo um nome estadual”.

Arão observa que o Brasil passa por um processo muito rápido de mudança, razão pela qual acredita que a sua candidatura pode ser beneficiada. “O eleitor não vem se sentindo representado pela classe política”, aponta.

Jornalista de origem, ele vai centrar a sua campanha em três linhas: a defesa de oportunidades iguais para todos – “o jovem precisa de espaço para se inserir na vida adulta”, diz; a defesa da dignidade da vida; e a eficiência no serviço público. Ele concorda que um dos maiores desafios que enfrentará é convencer as pessoas a apostarem na candidatura de um jovem que nunca exerceu cargo eletivo. Vai usar, como antídoto a esta ideia, seu currículo.

Arão entrou na política partidária pelas mãos de Raimundo Colombo – ex-governador de Santa Catarina por dois mandatos –, em 2010. “Coordenei a campanha do candidato a deputado federal Marcelo Schrubbe entre os jovens e conheci o governador”, conta. “Quando ele tomou posse, me levou para cuidar das redes sociais, trabalho que fiz durante um ano”. Em seguida, em 2012, a pedido de Colombo, assessorou a campanha da prefeita eleita de São José, município da Região Metropolitana de Florianópolis, Adeliana Dal Pont (PSD).

Acabada a campanha, voltou para o governo do Estado, agora para a Secretaria de Assuntos Estratégicos, onde coordenou o programa de relacionamento do governador com a sociedade civil. Em 2014, participou da bem-sucedida campanha de Colombo pela reeleição. Assim que foi confirmada a vitória do governador voltou para o governo, onde trabalhou, sucessivamente, na Secretaria de Assuntos Estratégicos, na Secretaria de Assistência Social Trabalho e Habitação – como chefe de gabinete de Geraldo Althoff – e no gabinete do governador, onde ocupa o cargo de Executivo de Articulação Política da Casa Civil.

Arão também não deixou de se qualificar. É um dos 100 bolsistas do Programa Renova BR, organização apartidária mantida por doadores que tem o objetivo de acelerar novas lideranças políticas e renovar o Congresso Nacional. Também faz parte da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), que tem projetos para contribuir com a formação de lideranças políticas. Participou, na Universidade de Oxford, no Reino Unido, do seminário Integridade e valores na política.