Eleições

Em Tangará, candidato do PSD é o franco favorito

Pesquisa indica que Reck Júnior tem 37% das intenções de voto em Tangará da Serra, município de uma das regiões mais desenvolvidas do Mato Grosso

30/09/2016

O candidato Reck Júnior e Azenate Carvalho, candidata a vice prefeita.

O agricultor Reck Júnior (PSD) é o favorito para vencer a eleição para prefeito em Tangará da Serra, município com 95 mil habitantes em uma das regiões de maior desenvolvimento do Mato Grosso. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Strategia, ele tem 37,34% das intenções de votos, mais de 12 pontos percentuais à frente do segundo colocado, que soma 25,6%. Como a margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, a tendência é que o pessedista seja eleito.

Varderlei Reck Junior tem 35 anos, é natural de Loanda, no Paraná, e está no Mato Grosso desde 1985. Nesses 31 anos, destacou-se como produtor e líder rural e hoje planta 1,8 mil hectares de soja.

Numa avaliação do quadro eleitoral em Tangará, é possível entender que os eleitores perceberam em Reck Júnior a personificação da mudança. Conhecido por sua atuação em entidades de classe como a Aprosoja, Associação Pró-Hidrovia e Zona de Exportações de Mato Grosso, Reck Júnior é presidente licenciado do Sindicato Rural da cidade e nunca havia disputado cargo público.

Os pesquisadores percorreram 30 bairros e localidades rurais de Tangará da Serra para ouvir os eleitores, por meio da técnica de pesquisa survey, que consiste na aplicação de questionário estruturado a uma amostra de eleitores definida com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Justiça Eleitoral.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 27 de setembro. O método utilizado tem 95% de nível de confiança. Ou seja, se a mesma pesquisa fosse realizada 100 vezes, o resultado seria o mesmo em 95 delas. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) com o número MT-00055/2016.

Grafico_Comparativo_Pesquisa