COOPERAÇÃO

Encontro discute criação de centro de pesquisas no Atlântico

O ministro Gilberto Kassab participa nesta segunda, em Florianópolis, de reunião internacional que discutirá criação de instituição para estudar as mudanças climáticas

17/11/2017

FacebookWhatsAppTwitter

 

Liderada pelo governo de Portugal, iniciativa visa utilizar o posicionamento estratégico do arquipélago de Açores nas pesquisas sobre mudanças climáticas

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participa nesta segunda-feira (20), em Florianópolis, da 2ª Reunião Ministerial e Diálogo de Alto Nível Indústria-Ciência-Governo sobre Interações Atlânticas, com a presença de representantes de 11 países. No encontro, será discutida a criação do Centro Internacional de Pesquisa do Atlântico (AIR Center), iniciativa liderada pelo governo de Portugal para utilizar o posicionamento estratégico do arquipélago de Açores nas pesquisas sobre mudanças climáticas, sistemas de energia, espaço e ciências de dados no Oceano Atlântico.

Para o ministro Gilberto Kassab, o encontro mostrará que a ciência tem papel fundamental para sustentar nosso progresso. “De uma forma geral, a cooperação internacional efetiva e a articulação de forças entre os diferentes países, a circulação de experiências e conhecimento são benefícios da civilização e algo que deve ser ressaltado. Vamos trabalhar juntos, somar nossos potenciais e empreender esforços em busca do conhecimento e do desenvolvimento científico”, disse Kassab.

Kassab destaca papel fundamental da ciência para sustentar nosso progresso

A União Europeia lançou recentemente edital no valor de 33 milhões de euros para financiar pesquisas no Oceano Atlântico. A chamada, lançada no âmbito do programa Horizon 2020 e na esteira da assinatura de tratado de cooperação científica firmado entre Brasil, União Europeia e África do Sul, contempla, inclusive pesquisadores brasileiros.Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Estados Unidos, Índia, Nigéria, Portugal, Espanha, Uruguai e Comunidade Europeia enviarão representantes para a reunião em Florianópolis.

Além do ministro Kassab, participam os ministros de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor; dos Negócios Estrangeiros da Argentina, Victor Marzari; de Ciência e Tecnologia da Nigéria, Ogbonaya Onu; e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação da República de Angola, Maria do Rosário Bragança Sambo; e o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.

O objetivo do encontro é construir uma organização científica internacional, sediada nos Açores, abarcando uma rede de instituições de ciência, tecnologia e inovação de diversos países para promoção de uma abordagem integradora do conhecimento em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento, a autonomia e a soberania. Além da localização geográfica estratégica, o centro de pesquisa tem infraestrutura para abrigar uma base espacial, instalações para medição de radiação atmosférica e um departamento de oceanografia e pesca.

A expectativa é que o Brasil participe das pesquisas que serão desenvolvidas no AIR Center nas áreas de energia, mar, mudanças climáticas e observação da Terra. A parceria com Portugal em pesquisa espacial e oceânica, envolvendo o AIR Center, pode mudar o rumo da ciência feita no Oceano Atlântico.

No evento, será assinado memorando de entendimento que fortalece a cooperação para implementação do AIR Center. Trata-se de importante avanço em relação ao acordo celebrado em julho de 2017, quando o ministro Gilberto Kassab participou, em Portugal, da conferência “Uma nova era de iluminismo azul”, voltada ao fomento da cooperação em pesquisas oceânicas. Na ocasião, foi assinada a Declaração de Belém, um tratado de cooperação científica assinado por Brasil, Portugal e África do Sul.

A construção do AIR Center foi proposta pelo governo português durante a 1ª Reunião da Subcomissão de Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação entre Brasil e Portugal, realizada em junho de 2016 e liderada, do lado brasileiro, pelo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), Jailson de Andrade. Na ocasião, a delegação portuguesa manifestou grande interesse pela cooperação no Atlântico, ressaltando a oportunidade de aproveitar estruturas científicas já existentes para o desenvolvimento de uma plataforma de pesquisa internacional.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter