ESTADOS

Encontro do PSD no Ceará reúne militantes e lideranças

O presidente nacional Gilberto Kassab participou de evento em Fortaleza, com participação da Fundação Espaço Democrático, que debateu temas regionais e nacionais e a conjuntura política do país

07/06/2019

Edição: Scriptum

O Espaço Democrático, fundação para estudos e formação política do PSD, participou nesta sexta-feira (7), em Fortaleza, de encontro estadual do partido para discutir com lideranças no Ceará temas regionais e nacionais e da conjuntura política do país. Na pauta, entre outros temas, a necessidade de fortalecer a democracia. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, ressaltou a importância desses encontros para o preparo das lideranças regionais da sigla. Já ocorreram nos Estados de Bahia, Sergipe, Piauí e no interior de São Paulo.

O diretor-superintendente da Fundação Espaço Democrático, João Francisco Aprá, ressaltou a força do PSD no Estado, e apontou que a entidade pode contribuir para aprofundar debates no ambiente partidário. “O Espaço Democrático tem o aplicativo que compartilha uma série de conteúdos. As pessoas terem melhor conhecimento do trabalho que a fundação de estudos políticos do PSD desenvolve é bem importante”, afirmou. O aplicativo pode ser baixado pelo site do Espaço Democrático (veja aqui).

Entre os conteúdos que a Fundação disponibiliza estão os Cadernos Democráticos, que discutem temas como segurança pública, desburocratização, economia criativa, federalismo e municípios, “compliance” e combate à corrupção em entidades públicas e instâncias partidárias.

“A Fundação Espaço Democrático tem organizado diversos eventos e seminários voltados a debater também temas eleitorais, e o corpo jurídico está à disposição para apoiar e esclarecer dúvidas”, disse o advogado Thiago Bovério, consultor do PSD.

A reunião estadual da legenda no Ceará aconteceu na Assembleia Legislativa, em Fortaleza. Participaram o senador Cid Gomes (PDT), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), o presidente estadual do DEM, Chiquinho Feitosa, prefeitos, deputados e vereadores.

Foram filiados ao PSD prefeitos dos municípios de Caucaia, Iguatu, Novo Oriente, Itaiçaba e Barro.

Entre outros temas, o encontro em Fortaleza discutiu a necessidade de fortalecer a democracia.

“Este é um novo momento para o nosso partido, de grande união e com vistas à eleição do ano que vem, com grandes quadros”, disse o presidente estadual do PSD, Domingos Neto, deputado federal.

Raimundo Colombo, ex-governador de Santa Catarina e coordenador de formação política da Fundação, destacou que apesar da crise de identidade da política brasileira, “nunca se falou tanto em política no Brasil quanto hoje”.

Para ele, “esse é um momento importante de mobilização. E nesse contexto há uma necessidade de organização, de debate, que é o que estamos fazendo. A Fundação se propõe a debates, soluções”.

Vilmar Rocha, coordenador de Relações Institucionais da Fundação, pontuou que o PSD é uma força política de centro, convergente com aquilo que a população brasileira deseja, em um momento em que o país precisa de diálogo e parcerias. “Observamos manifestações extremadas e autoritárias. É preciso resgatar a alegria, otimismo, como aquele que havia no PSD dos anos 50 de Juscelino Kubitscheck”, discursou. “E nosso PSD está conectado com isso”, afirmou.

Coordenador do PSD Movimentos, o presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, destacou que o partido traz possibilidade de discutir política “construtiva” e a sigla está pronta a oferecer ferramentas de inclusão social e inclusão da mulher na política. E tornar a política, diferente do senso comum atual, uma instituição para construção de um país melhor.

O evento contou também com a participação do advogado e jornalista Márcio Aith, que fez palestra sobre o tema “Instituições Sólidas, País Forte”.

Para Domingos Filho, presidente de honra do PSD no Estado, a sigla está preparada para a conjuntura e também para o quadro eleitoral que está chegando.