EDUCAÇÃO

Evento aposta na ciência para reduzir desigualdade

O ministro Gilberto Kassab participa nesta terça da abertura da 15ª Semana de Ciência e Tecnologia. Para ele, ciência pode contribuir para um país mais desenvolvido e justo

15/10/2018

FacebookWhatsAppTwitter

Evento vai abrigar 71 estandes com atividades de popularização da ciência promovidas por 80 instituições.

 

Edição: Scriptum

 

Com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, será aberta nesta terça-feira (16) a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília (DF). A cerimônia de abertura está marcado para as 11h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. “Este evento está entre as principais ações do MCTIC em todos os anos e traduz os esforços que temos empreendido desde que assumimos, em maio de 2016, em meio aos ajustes fiscais para a retomada de rumo que o governo federal vem alcançando”, afirmou o ministro Kassab.

Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT conta com a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais. O tema deste ano é “Ciência para a redução das desigualdades”, inspirado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com Kassab, “a ONU é uma instituição fundamental, norteadora de políticas públicas em nível global, e é daí que a Semana Nacional se inspira nos seus objetivos. A ciência deve estar presente desde cedo na vida das pessoas, aproximando os jovens do enorme valor que pode ter para a sociedade, para contribuir com um país mais desenvolvido, mais iluminado e justo”, completou.

A 15ª SNCT está distribuída por 40 mil metros quadrados no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e vai abrigar 71 estandes com atividades de popularização da ciência promovidas por 80 instituições. A expectativa é que pelo menos 100 mil pessoas visitem o espaço até domingo (21).

Durante a cerimônia de abertura, serão entregues 70 computadores para a Operação Acolhida, que o governo federal realiza em Roraima para receber imigrantes da Venezuela. Os equipamentos foram doados pelos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), um programa do MCTIC de formação profissional e inclusão digital.

A Vila do Recondicionamento terá a participação de sete CRCs de todo o país, que levarão trabalhos realizados pelos alunos, como impressora 3D, drones feitos com resíduos, computador recondicionado que funciona submerso em óleo mineral e tecnologias assistivas.

Também será entregue um quadro à estudante Helen de Souza Nunes, que criou o desenho vencedor do concurso de imagem visual da SNCT 2018. Além disso, o ministro vai entregar um diploma de honra ao mérito a João Paulo Guerra Barreira, de 8 anos, embaixador da Nasa no Brasil e mais jovem escritor bilíngue do mundo.

Nesta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, os visitantes poderão conhecer o projeto Sirius – um acelerador de partículas em construção no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). O Sirius vai funcionar como um enorme raio-X capaz de enxergar até as menores partes da matéria. Trata-se do principal projeto da ciência brasileira, que vai colocar o país na fronteira do desenvolvimento de pesquisas em diferentes segmentos, como nanotecnologia e engenharia de materiais.

O MCTIC também vai apresentar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e a nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), além de uma maquete de cidade digital, com peças confeccionadas por impressora 3D.

Já a Força Aérea Brasileira (FAB) levará uma réplica em tamanho real do avião de combate Grippen NG. O público poderá subir na cabine da aeronave e conhecer seu funcionamento em um simulador de voo. A Marinha do Brasil oferece uma experiência similar, mas de navegação de um navio, e o Exército Brasileiro expõe veículos de combate, como o tanque Guarani.

Haverá ainda cinco quadras poliesportivas dos Correios e uma minicidade construída pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para que as crianças conheçam o funcionamento do trânsito em espaços urbanos.

Aplicativo

Uma das novidades da 15ª SNCT é um aplicativo com a programação e as estatísticas em tempo real das atividades cadastradas. O sistema será disponibilizado gratuitamente, e é compatível com as plataformas Android e iOS.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter