Pecuária

Exportações de carne suína crescem em Santa Catarina

Estado governado por Raimundo Colombo (PSD) já é o maior exportador desse produto no País e, a partir do ano que vem, vai ampliar sua participação no mercado internacional

27/09/2016

FacebookWhatsAppTwitter
Raimundo Colombo - carne suína

O governador Raimundo Colombo

 

Maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, o Estado de Santa Catarina, governado por Raimundo Colombo (PSD), respondeu por 39% das exportações de carne suína em agosto e deve elevar essa participação a partir do ano que vem, quando começará a exportar também para a Coréia do Sul, um dos grandes mercados desse tipo de carne do mundo.

O Estado embarcou mais de 25,6 mil toneladas do produto em agosto, 44% a mais do que no mesmo período de 2015. O resultado das exportações rendeu a Santa Catarina um faturamento de US$ 53,9 milhões, uma alta de 30% se comparado com agosto do último ano.

A produção anual de carne suína em Santa Catarina gira em torno de 850 mil toneladas. Com um rebanho efetivo estimado em sete milhões de cabeças, o Estado é responsável por 27% da produção nacional, cerca de 3,48 milhões de toneladas, e atualmente exporta quase 190 mil toneladas por ano.

A produção anual de carne suína em Santa Catarina gira em torno de 850 mil toneladas.

A produção anual de carne suína em Santa Catarina gira em torno de 850 mil toneladas.

Por seu status sanitário diferenciado – único Estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação e também livre de peste suína clássica, com certificados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) – Santa Catarina tem condições de exportar para os países mais competitivos do mundo como a Rússia, China, Angola, Cingapura, Chile, Japão, Uruguai e Argentina. Este ano, a Coreia do Sul autorizou a importação da carne suína produzida em Santa Catarina e a expectativa é que os primeiros embarques aconteçam em 2017.

Para o secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, o sucesso de Santa Catarina na produção e exportação de carne suína se deve à alta qualidade e aos custos competitivos. Sem contar o diferencial da excelência sanitária catarinense, como único Estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal.

De janeiro a agosto de 2016, o volume exportado por Santa Catarina já é 47% maior do que no mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 179,3 mil toneladas de carne suína enviada para o exterior, acumulando receita de US$ 337,4 milhões.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter