Finep recebe R$ 200 milhões para investimentos em pesquisa e tecnologia

Acordo foi assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Recursos serão aplicados no setor de telecomunicações.

16/12/2016

Ministro participa da cerimônia de assinatura de contrato entre Finep e Funttel.

O Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) confirmou nesta quinta-feira (15) o repasse de R$ 200,5 milhões para a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) com objetivo de estimular investimentos em pesquisa no setor de telecomunicações.

“Dedicamos boa parte da última semana ao esforço de consolidar essa transferência ainda em 2016, para que pudéssemos dar continuidade às ações da Finep e do Funttel, historicamente tão positivas para o nosso País”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, ao assinar o novo contrato de financiamento ao lado dos presidentes da Finep, Marcos Cintra, e do Conselho Gestor do Funttel, Maximiliano Martinhão, que também é secretário de Política de Informática do MCTIC.

Segundo Martinhão, os R$ 200,5 milhões se destinam a operações com recursos reembolsáveis. “A importância dessa parceria é a aplicação das melhores taxas do mercado pelo Funttel à Finep e, depois, pela Finep aos seus usuários. Isso favorece as empresas a promover inovação no setor”, avaliou.

Produtos – O secretário citou investimentos do Funttel, via Finep, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), que quebrou o recorde mundial em área de transmissão óptica coerente sem repetição na última quarta-feira (14). A instituição sediada em Campinas (SP) alcançou a marca por meio de um link óptico de 403 quilômetros. “Isso só foi possível graças à interação que existe do fundo e da financiadora com o CPqD”, destacou.

Martinhão mencionou, ainda, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), construído pela joint-venture Visiona, contratada por Telebras e Embraer com mais de R$ 200 milhões do Funttel.

Já o presidente da Finep ressaltou o trabalho da Unitec, companhia que produz semicondutores de até 90 nanômetros para cartões e etiquetas magnéticas, com vistas à redução da dependência de importações. Para Cintra, a renovação da parceria reforça com mais R$ 200,5 milhões iniciativas relevantes ao país, por meio das quais “podemos ampliar o escopo das nossas atividades”. “Em um momento de absoluta contenção de gastos e despesas, recebermos um apoio desse porte é significativo e certamente terá o seu efeito ampliado na medida em que identifiquemos projetos.”

O presidente da Finep informou que parte dos editais ligados à transferência já estão em processo de elaboração. “Ao longo de 2017, nós lançaremos esses chamamentos públicos e também ofereceremos crédito às empresas privadas que eventualmente desejem financiamento para ações inovadoras. E isso deve ser feito de imediato. Havendo demanda, nós já podemos avaliar projetos e, se se enquadrarem dentro das finalidades determinadas pelo Funttel, nós poderemos lhes oferecer crédito em condições bastante privilegiadas.”

A administração do Funttel fica por conta de seu Conselho Gestor, constituído por representantes do MCTIC, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Finep. O titular da Secretaria de Política de Informática (Sepin) preside a junta.