Florianópolis debate atuação da mulher na política

Prefeitura comandada por César Souza Jr. (foto) inicia série de encontros sobre a participação e a qualificação feminina nas ações em processos políticos e organizativos

26/05/2015

A Prefeitura de Florianópolis (SC), comandada por César Souza Jr. (PSD), está iniciando uma série de sete encontros que vão até o dia 1º de outubro, voltados ao aumento da participação feminina nos espaços de poder e de decisão públicos e privados, bem como à qualificação da atuação da mulher nos processos políticos e organizativos. Por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, foi iniciada na última quinta-feira (21) ao Projeto Mulheres na Política: Transforme seu futuro, transforme sua cidade.

Os encontros (veja cronograma e temáticas abaixo) estão programados para acontecer sempre às 19 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado. De acordo com a coordenadora Dalva Maria Kaiser, a iniciativa vem ao encontro de metas estabelecidas no I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres. O projeto foi elogiado pelo pioneirismo no Brasil, quando apresentado no Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para Mulheres, ocorrido nos dias 18 e 19 de maio, em Brasília. Tanto que é tido como modelo para outros organismos de mulheres em nível municipal e estadual.

Além disso, a discussão ocorre em um momento histórico de discussão em torno da proposta de reforma política por que passa o País. “Mantendo o espírito da Constituição de 1988, a reforma pode representar a garantia de ampliação da democracia com a incorporação das mulheres e de outros segmentos sociais historicamente discriminados”, reforçou Dalva.

Atualmente, as mulheres representam 52% do eleitorado e 45% do mercado de trabalho brasileiro, embora ocupem apenas 10% da Câmara dos Deputados, 16% do Senado Federal, 11% das assembleias legislativas e 13,3% das câmaras municipais.

Cronograma e Temáticas dos próximos encontros:

• 18/06 – Cotas e Partidos
  • 09/07 – Carreira Política e Vida Pessoal
  • 30/07 – Empoderamento da Mulher
  • 20/08 – Funcionamento da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Câmara Municipal de Vereadores
  • 11/09 – Formando Multiplicadoras
  • 1º/10 – Palestra Magna e Troca de Experiências

Interessadas em participar do projeto podem se inscrever por meio da fanpage da Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (facebook.com/cmppmulher), pelo fone (48) 3251-6243, ou diretamente na avenida Mauro Ramos, 224, 1º andar, sala 104.