Florianópolis já instalou 85% dos novos semáforos inteligentes

Cruzamentos terão prioridade de trânsito, com perfeita sincronização para as vias de maior movimento. A principal vantagem do novo sistema será que, além de monitorado on-line, pode ser corrigido à distância rapidamente.

20/04/2016

semaforo

A segunda etapa do projeto de implementação do novo sistema de semáforos de Florianópolis está quase concluída. Dentro de no máximo dez dias começa a fase do projeto que consiste no ajuste dos tempos e sincronização dos equipamentos. No total, 85% do projeto já estão concluídos. O investimento total da Prefeitura, que é administrada por César Souza Júnior, do PSD, é de R$ 5,5 milhões.

Nesta semana, técnicos estão trabalhando nos primeiros ajustes dos 134 cruzamentos dotados de semáforos que serão controlados automaticamente, com prioridade de trânsito, em determinados horários e com perfeita sincronização, para as vias de maior movimento. A principal vantagem do novo sistema será que, além de monitorado, ele pode ser corrigido a distância.

Com a nova central, a maior parte das panes pode ser sanada da própria sala de controle. Também on-line, será possível alterar o tempo dos semáforos para adequá-lo a determinado evento, como a passagem de um comboio, por exemplo.

O diretor de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito, Leandro Marques, destaca que, “no momento, os problemas nos semáforos vêm ocorrendo por causa das mudanças na forma como a sincronização é coordenada” e que, por isso, foi necessário “reforçar as equipes da Secretaria e da Guarda Municipal, que estão trabalhando para minimizar os impactos à população”.