PATRIMÔNIO

Forte dos Reis Magos, em Natal, será restaurado

Governador Robinson Faria, do PSD, assinou a ordem de serviço para a reforma do mais importante monumento histórico do Estado

29/10/2018

Edição: Scriptum

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, do PSD, assinou na última sexta-feira (26) a ordem de serviço para a reforma do mais importante monumento histórico do Rio Grande do Norte, o Forte dos Reis Magos. Ao todo, serão investidos R$ 4,1 milhões, dos quais R$ 269,1 mil para a elaboração do projeto e o restante para as obras. A reforma começa em 60 dias e contará com recursos do programa Governo Cidadão, financiado pelo Banco Mundial. A previsão é que as obras sejam entregues em novembro de 2019.

Robinson Faria explicou que as obras respeitarão todas as exigências que um prédio histórico como aquele requer. E serão executadas de maneira que as visitas sigam acontecendo. “O forte será totalmente restaurado”, afirmou. O projeto prevê a colocação de corrimões nas escadarias e readequação das salas de exposição e também para os espaços reservados às lojas de suvenires.

Em dezembro de 2013, a gestão do Forte dos Reis Magos foi transferida do Governo do RN para Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde 2014 o imóvel apresenta situação de abandono.

No ano passado, após muitas reclamações de turistas e de pessoas ligadas à preservação do patrimônio histórico, o Iphan e o governo do Estado passaram a negociar a devolução da gestão do monumento. Em 15 de março deste ano o termo de transferência da gestão foi assinado e o Forte retornou ao controle estadual. E desde então a reforma estava prevista.