Fundações do PSD e do PP espanhol assinam convênio de cooperação

Acordo foi assinado pelos presidentes do Espaço Democrático, Guilherme Afif, e da FAES, José María Aznar, ex-primeiro-ministro da Espanha.

18/04/2012

Aznar e o PSD: propostas em defesa da liberdade e igualdade de oportunidades

Dirigentes do Espaço Democrático e da Fundação para Análises e Estudos Sociais (FAES), ligada ao Partido Popular (PP) espanhol, assinaram nesta quarta-feira (18), em São Paulo, convênio de cooperação que permitirá a realização de ações e estudos conjuntos no sentido de divulgar propostas em defesa da liberdade e da igualdade de oportunidades.

O acordo foi assinado pelos presidentes do Espaço Democrático, vice-governador de São Paulo Guilherme Afif, e da FAES, José María Aznar, ex-primeiro-ministro da Espanha. Estavam presentes no evento o presidente nacional do PSD, prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o ex-senador Jorge Bornhausen, conselheiro do Espaço Democrático, o secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Alfredo Cotait, presidente do diretório municipal do PSD, e o cônsul geral da Espanha em São Paulo, José María M. Manso.

Ao abrir a cerimônia, Kassab disse que o PSD deposita muitas esperanças neste que é seu primeiro convênio internacional. “Queremos desenvolver muitas ações em parceria com a FAES e vamos também oferecer nossa contrapartida na defesa dos valores que compartilhamos”, explicou o presidente do partido, lembrando que o Espaço Democrático já está num patamar semelhante às fundações de outros partidos, com muito mais tempo de atividade.

Em sua manifestação, Aznar afirmou que a assinatura do convênio é motivo de grande satisfação para a FAES. “Nós prestamos muita atenção ao que se passa na América Latina e já desenvolvemos diversas atividades na região, que agora poderão ser realizadas também aqui no Brasil”, disse o ex-primeiro-ministro espanhol, que é presidente de honra do Partido Popular.

Segundo Aznar, este é um momento importante para a defesa de ideias que valorizem a liberdade e a igualdade de oportunidades. “Nós lutamos em favor da prosperidade, da segurança e da estabilidade dos países e devemos nos contrapor a ações autoritárias que levam à insegurança jurídica e que buscam trazer de volta fórmulas políticas do passado, que não têm sentido no mundo atual e que não oferecem nenhum futuro”, afirmou.

Para o presidente do Espaço Democrático, Guilherme Afif, a assinatura do convênio é um momento histórico, pois trará muitas oportunidades de cooperação entre as duas fundações. “Uma das primeiras ações que podemos realizar em conjunto são cursos de formação política, nos quais a FAES tem grande experiência e pode nos ajudar a fazer a diferença no Brasil”, disse Afif, lembrando que, como o PP, o PSD tem representantes de todos os segmentos sociais. Afif afirmou ainda que as duas instituições poderão trabalhar em conjunto para a realização de uma conferência ibero-americana no próximo ano. “As fundações têm a liberdade de pensar e propor ideias novas e, assim, podemos ajudar muito na formulação de propostas inovadoras para nossos países”, concluiu.

Veja como foi o evento: