BAURU (SP)

Gazzetta garante curso de medicina a jovens de baixa renda

Esforço do prefeito de Bauru garantiu bolsas integrais em medicina a jovens da periferia da cidade. Ele levou a notícia às famílias no final de semana.

03/10/2017

FacebookWhatsAppTwitter

O prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD visitou pessoalmente os jovens e suas famílias no fim da semana passado

 

Graças a ações do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD), jovens da periferia de Bauru vão poder cursar Medicina, com bolsas integrais, na faculdade instalada na cidade este ano. Para levar essa boa notícia, Gazzetta visitou pessoalmente os jovens e suas famílias no fim da semana passada, sendo recebido com muita emoção.

A criação do primeiro curso de graduação em medicina na cidade foi proporcionada por uma parceria público-privada. A instalação do curso, cujas aulas começam neste mês de outubro, foi autorizada pelo governo federal com base em uma série de critérios, tais como: necessidade da região, a relação do número de médicos por habitante e existência de hospital no município, com potencial para hospital de ensino. Na avaliação dos ministérios da Saúde e da Educação, Bauru reuniu condições essenciais para a implantação do curso.

Desde o início, os alunos terão contato com a ampla rede de saúde pública já instalada na cidade, como atenção básica, urgência e emergência, atenção psicossocial, atenção ambulatorial especializada e hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) composta por Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e hospitais públicos, entre outros.

No acordo entre o setor público e a instituição que administrará o curso, a Uninove, foi estabelecido que seriam concedidas 10% de vagas de medicina para bolsas de estudos integrais, ou seja, dos 100 alunos, 10 teriam bolsa integral. Outra condição estabelecia que seriam privilegiados candidatos residentes no município.

Também foi acordado que a Uninove repassará importante percentual da receita da mensalidade para serviços, ações e programas de saúde do SUS do município. O objetivo da medicina Uninove é formar profissionais capacitados para aplicar as mais avançadas técnicas de tratamento e que valorizem sobretudo a humanização e atenção primária à saúde, prezando o respeito e a ética na relação com o paciente.

Além disso, a Prefeitura solicitou a valorização dos alunos moradores em Bauru, que receberam bonificação de 20% em sua nota final do Enem, no processo seletivo realizado em setembro. Em outras cidades onde a Uninove tem faculdade de Medicina (Mauá e Guarulhos) foram dados apenas 10% de bonificação na nota final do Enem.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter