Gazzetta quer revolucionar a gestão de saúde de Bauru

Descentralizar os serviços e investir em saúde preventiva são ações que irão solucionar problemas de saúde no município, diz Clodoaldo Gazzeta, candidato do PSD a prefeito da cidade do interior paulista

23/08/2016

O candidato Clodoaldo Gazzeta, o astronauta Marcos Pontes, e o candidato a vice-prefeito Toninho Gimenez.

No final da década de 1980, Bauru, município do interior de São Paulo com 370 mil habitantes, era referência em saúde pública preventiva. Hoje, a realidade é bem diferente, e a população sofre com o caos gerado principalmente pela falta de investimento neste setor fundamental, afirma Clodoaldo Gazzeta, candidato do PSD à Prefeitura do município.

Nos últimos oito anos, mais de 500 pessoas morreram em Bauru enquanto esperavam vaga nos hospitais. Para Gazzetta, descentralizar o serviço de saúde no município e investir em saúde preventiva são ações que mudarão o cenário atual. “Nós temos um projeto revolucionário para Bauru em termos de gestão pública na área da saúde. Vamos investir no diagnóstico precoce, diminuindo a fila de espera por exames para exames complementares”, diz ele.

Nos próximos três anos, explica, “iremos transformar uma das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade em hospital de pequeno porte. Basta a gente mudar a função de uma das UPAs para poder ter a retaguarda hospitalar que a cidade precisa. Se a gente conseguir, 3 de cada 4 pessoas que aguardam na fila por internação poderão ser atendidas. Para atender o restante, vamos precisar de uma parceria como o Governo do Estado para ampliar o número de leitos na cidade”, explica.

Formado em Ciências Biológicas, Gazzetta foi secretário do Meio Ambiente em Bauru por três anos, período em que realizou projetos de sucesso como o primeiro Jardim Botânico em área do cerrado do Estado de São Paulo; implantou coleta seletiva; fez o tombamento de árvores históricas e programas de proteção aos animais abandonados. Esse conjunto de ações lhe renderam dois prêmios internacionais: Destaque Nacional em Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – Eco Urbs – Environtech’95 e Guinness Book Internacional, por mais árvores plantadas em um único dia (10.136 árvores).

Conforme demonstra a trajetória de Gazzeta, a preocupação com o meio ambiente é uma das bases do seu plano de gestão para Bauru. Para tratar o lixo, que hoje é mandado para o aterro sanitário de uma cidade vizinha, ele pretende fazer uma Parceria Público Privada, solucionando esse problema estrutural. Para os próximos anos, Bauru conta com R$ 120 milhões, que estão vindo do governo federal, destinados ao tratamento de esgoto.

Entretanto, a cidade também já cobrava na conta de água dos munícipes um valor específico para a formação de um fundo para tratar o esgoto. “Teremos cerca de R$ 130 milhões para investir em saneamento. Parte do dinheiro do fundo será destinado ao tratamento da água, para acabar com os vazamentos da cidade – hoje o desperdício chega a 47% -, para construir reservatórios e garantir o abastecimento de água na cidade pelos próximos 100 anos”, destaca Gazzeta.

O plano de gestão de Gazzetta também prevê um enfoque especial à área da educação. Bauru tem um plano de educação municipal que prevê ações e traça metas até 2022, mas na visão do candidato pessedista é necessário corrigir algumas coisas. Para ele, é preciso redefinir o rumo dos processos, promover melhorias para os professores e funcionários da educação e começar a pensar filosoficamente qual é a criança que se pretende formar daqui a 20 anos.

Em sua opinião, “não é simplesmente colocar 20 ou 30 alunos dentro de uma sala de aula, dar o conteúdo uniforme para todos eles e achar que o vestibular mede a qualidade do ensino. Temos que começar a mudar o processo de educação em Bauru para que todas as crianças possam ser exploradas na sua potencialidade. Nós vamos ter uma escola mais integral, mais transparente, mais democrática, que possa melhorar as potencialidades dos alunos, para que eles possam se tornar cidadãos melhores daqui a vinte anos. Além disso, hoje temos mil crianças fora das creches em Bauru. A gente precisa criar vagas e fazer creches para absorver essa demanda nos próximos anos”, declara.

Coligação

Para a disputa eleitoral em Bauru, o PSD montou a coligação Bauru sempre em frente, que reúne PSD, PP, PTB, PSB, DEM, PROS, PC do B, PSC, PEN e Rede. Para disputar o Legislativo, o PSD lançou oito candidatos a vereador. “Estamos empenhados e vamos trabalhar bastante pela vitória”, conclui Gazzetta.