MEIO AMBIENTE

Ibiúna (SP) promove descarte correto de pilhas e baterias

Gestão do prefeito João Mello (PSD) lança campanha para conscientizar a população e instala pontos de entrega voluntária desses materiais

10/08/2018

Edição: Scriptum

Preocupada com o desenvolvimento sustentável em Ibiúna, cidade de 76 mil habitantes do interior paulista, a gestão do prefeito João Mello (PSD) lançou uma campanha para que a população descarte pilhas e baterias de maneira correta. A entrega voluntária desses materiais pode ser feita nos pontos instalados em unidades da Prefeitura, como o Paço Municipal, nas sedes locais do Procon e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de diversos estabelecimentos comerciais.

Quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, as pilhas e baterias liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d’água e os lençóis freáticos. Devido aos seus componentes tóxicos, as pilhas podem também afetar a qualidade do produto obtido na compostagem do lixo orgânico.

A queima desses materiais em incineradores é criticada por ambientalistas, pois os resíduos tóxicos permanecem nas cinzas e podem volatilizar, contaminando a atmosfera. “O descarte correto de pilhas e baterias é de suma importância para a gestão correta de resíduos, uma vez que possuem substâncias com alta toxicidade, tendo assim um elevado potencial de agressão ao meio ambiente. O descarte desses materiais no lixo comum pode causar uma série de contaminações e estas, por sua vez, podem causar doenças graves na população”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Jean Marcicano.