SEGURANÇA

Ideia para facilitar localização de pessoas desaparecidas

Projeto da deputada Flordelis (PSD-RJ) estabelece inclusão de informações adicionais no aplicativo Sinesp Cidadão, de consulta sobre carros roubados e pessoas desaparecidas

19/02/2019

FacebookWhatsAppTwitter

 

 

A deputada Flordelis considera que essas providências são essenciais porque muitas vezes a pessoa ou bem são localizados em outro Estado

 

Edição: Scriptum

 

Para facilitar a localização de pessoas desaparecidas e a recuperação de bens roubados, a deputada Flordelis, do PSD do Rio de Janeiro, apresentou na Câmara projeto de lei (787/19), que estabelece a inclusão, no aplicativo Sinesp Cidadão, de informações sobre o local de recolhimento dos bens e sobre a localização das pessoas encontradas. O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e permite consultar placas de veículos (furtados, roubados ou clonados), mandatos de prisão em andamento e pessoas desaparecidas.

Para melhorar as informações sobre veículos roubados, o projeto de Flordelis estabelece a inclusão do registro de local para recolhimento dos bens localizados. “Quando os veículos são recuperados, muitas vezes ficam apodrecendo nos pátios da Polícia Rodoviária, dos departamentos de trânsito e das delegacias de polícia, muitas vezes sem que o proprietário sequer saiba de sua recuperação.”

Situação semelhante ocorre nos casos de pessoas desaparecidas. “O sistema precisa registrar o aparecimento dessas pessoas e sua localização, para fins de entrega à família ou acolhimento por entidades assistenciais, pois em alguns casos pode se tratar de pessoa sem vínculo familiar”, pondera a deputada.

Flordelis considera que essas providências são essenciais porque muitas vezes a pessoa ou bem são localizados em outro Estado. “Muitas vezes fica difícil os familiares tomarem conhecimento da notícia de localização da pessoa desaparecida. No caso do bem móvel esse desconhecimento pode ocasionar sua perda, seja pela deterioração, seja pelas despesas reaver o veículo. Isso causa enorme prejuízo ao particular e à Administração Pública.”

O projeto foi protocolado na Câmara dos Deputados e aguarda designação da mesa diretora para as comissões nas quais deverá tramitar.

FacebookWhatsAppTwitter

  1 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter