Transporte

Implantação de BRT em Florianópolis está avançando

O sistema, avaliado esta semana pelo governador Raimundo Colombo (PSD), está sendo projetado para reduzir o trânsito na capital catarinense, melhorando a qualidade de vida da população

22/09/2016

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Colombo BRT

O governador Raimundo Colombo recebeu esta semana a equipe responsável pela implantação do BRT.

 

A implantação do sistema de transporte coletivo por BRT (Bus Rapid Transit) na Grande Florianópolis está avançando e, se não houver imprevistos, as obras podem começar no ano que vem, criando condições para que, no futuro, a capital catarinense possa reduzir o percentual de sua população que utiliza carro ou moto, que é muito superior à média brasileira.

Esta semana, o governador Raimundo Colombo, do PSD, recebeu a equipe responsável pela implantação do BRT na região. Os estudos estão avançando e os próximos passos envolvem apresentação do projeto ao Tribunal de Contas do Estado e a realização de audiências públicas para, então, lançar a licitação, o que está previsto para ocorrer entre o final deste ano e o início de 2017.

A proposta é estabelecer uma Parceria Público-Privada para operação do sistema BRT na região metropolitana de Florianópolis, com uma concessão administrativa prevista para 25 anos. O traçado inicial contaria com 57,5 quilômetros, envolvendo quatro terminais exclusivos, 36 estações e 76 paradas. O secretário de Estado do Planejamento, Cássio Taniguchi, explica que a área de cobertura é bastante ampla, abrangendo desde o município de São José e o Bairro Estreito, na área continental de Florianópolis, até o centro da Capital e, na sequência, as regiões da UFSC e do Norte da Ilha de Santa Catarina.

 

BRT Florianopolis

Traçado inicial contaria com 57,5 quilômetros, envolvendo quatro terminais exclusivos, 36 estações e 76 paradas.

A estrutura prevista na Grande Florianópolis seria construída ao longo de quatro anos, com investimentos de R$ 1,1 bilhão, valor a ser dividido entre poder público e iniciativa privada.

A proposta do BRT é aumentar o número de pessoas que utilizam o transporte coletivo na região, desafogando o trânsito na entrada e na saída de Ilha. Pesquisa do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus) da Grande Florianópolis aponta que enquanto a média brasileira é de 32% da população utilizando transporte individual (carro ou moto), na região de Florianópolis esse índice é de 48,7%. Em cidades que contam com sistemas semelhantes ao BRT previsto para Florianópolis, os índices são bem inferiores, como em Curitiba (30%) e no Rio de Janeiro (21%).

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