Florianópolis

Inaugurado elevador de acessibilidade na sede da Prefeitura

A instalação do equipamento é inédita na história da administração pública da Capital de Santa Catarina

24/10/2016

FacebookWhatsAppTwitter
Elevador I

A primeira a usar o equipamento foi Larissa Kliemann, que tem paralisia cerebral de nascença e participa do grupo de trabalho independente Floripa Acessível.

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida passaram a ter o acesso facilitado ao prédio da Prefeitura de Florianópolis, onde está instalado o gabinete do prefeito: foi inaugurado o elevador de acessibilidade foi adaptado à escadaria do prédio histórico, à rua Tenente Silveira, 60, no Centro. A instalação do equipamento é inédita na história da administração pública da Capital.

“Talvez não seja obra grandiosa, mas é emblemática”, disse o prefeito Cesar Souza Junior, do PSD, que, junto à coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Fernanda Baggio Gasperin, entregou o equipamento. Na ocasião, a primeira a usá-lo foi Larissa Kliemann, de 35 anos, que tem paralisia cerebral de nascença e participa do grupo de trabalho independente Floripa Acessível, que luta em favor da causa.

Larissa mostrou-se bastante satisfeita com a iniciativa. “Acho importante mostrar que a gente, que tem alguma deficiência, seja ela qual for, tem independência à nossa maneira”, destacou ela, que há sete anos trabalha como digitadora na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

E foi além na lição de vida: “Quanto mais recurso você tiver para ser uma pessoa melhor, melhor ainda. Quanto mais eu puder mostrar que eu sou uma pessoa normal, melhor pra mim”, defendeu. Larissa teve a parte motora do seu corpo afetada pela paralisia cerebral, foi submetida a fisioterapia dos 20 aos 26 anos, além de cirurgia nos membros inferiores, e convive com limitações de equilíbrio e força.

Marco – Fernanda Gasperin, por sua vez, fez questão de ressaltar que a acessibilidade proporcionada pelo elevador é um marco para a cidade. “Talvez quem não possua deficiência não tenha noção da importância disso para as pessoas que vão utilizar”, disse a coordenadora, cujo pai tem deficiência. Antes da inauguração, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que necessitassem ir até a sede da Prefeitura precisavam entrar no prédio pela lateral, na altura do subsolo, e passar em meio a um depósito, a fim de chegar até o elevador comum.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter